O elevador a céu aberto mais alto do mundo pode ter duas décadas de idade, mas ele continua sendo popular, oferecendo belas vistas de um parque nacional o qual muitos acreditam que inspirou o cenário incrível do filme de 2009 “Avatar”.
O Parque Florestal Nacional Zhangjiajie em Hunan, na China, é famoso por suas formações cársticas* gigantescas similares a pilares, e ostenta uma semelhança marcante com a paisagem flutuante do mundo alien de Pandora que representa um papel de destaque no filme.
O elevador de vidro de 326 metros de altura, o Bailong, foi construído ao lado de um penhasco no parque nacional e oferece vistas estonteantes das formações cársticas*.
Ele é formado por três elevadores com dois níveis e cada um pode transportar até 46 visitantes até a montanha em menos de 2 minutos por viagem.
Alternativamente, os visitantes podem escalar a montanha, que leva cerca de 2 horas e meia.
O elevador foi concluído em 2002 ao custo de US$26 milhões.
Sobrecarregado por debates e preocupações em relação à segurança, as operações do elevador foram suspensas 3 meses após ele ter aberto pela primeira vez. Demolição foi discutida, mas o elevador acabou sendo reaberto 10 meses depois.
Cerca de 20 anos após sua abertura, o Elevador Bailong provou ser uma das atrações mais chamativas no parque, transportando mais de 60 milhões de turistas nas últimas duas décadas.
* Um tipo de relevo que se caracteriza pela dissolução/corrosão das rochas, formando uma série de feições tais como cavernas, grutas, lapas, abrigos, dolinas, rios subterrâneos, paredões rochosos, lapiás, entre outros.
Fonte: CNN