Garimpo de ouro é hobby em alta no Japão

Com o preço do ouro ficando cada vez mais elevado, vem aumentando o número de pessoas que saem para garimpar nos finais de semana.

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

Grãos e pepitas de ouro (Flickr)

Um dos hobbies mais em alta no Japão é o sair para garimpar os grãos o pepitas de ouro nos aluviões. Quem faz isso nos finais de semana raramente quer contar onde tem a “mina”, pois na verdade, está bem distante daqueles garimpos imensos do Brasil. 

Publicidade

É apenas um momento de lazer que pode render um faturamento extra, sem o uso de equipamentos pesados. O japonês Ryota Ito, 40, é um especialista nesse hobby, pois o pratica há 10 anos e permitiu que a reportagem da ANN o acompanhasse em uma de suas explorações. Diz que já teve dia que encontrou o equivalente a 60 mil ienes em pequenas pepitas desse metal precioso.

O entrevistado mostra o rio escolhido (ANN)

Preparativo para o hobby e materiais

Se veste com um macacão impermeável, como os usados pelos pescadores, põe um chapéu para se proteger do sol, usa luvas de borracha longas e vai munido de seus apetrechos: pá, enxadinha, bateias de metal, recipiente para colocar o ouro e uma colher. Além disso, o olhar de expert.

Bateias e outros utensílios (ANN)

Ele escolheu um rio na região Kanto para ser acompanhado e mostrou como encontrar o local ideal onde tem um aluvião, ou local que pode ter minerais preciosos como o ouro. 

Ele verifica onde a chuva pode ter trazido as pepitas de ouro das montanhas para o rio e onde podem estar paradas. Em geral, é em alguma curva. Retira as plantas usando a enxadinha ou a pá de jardinagem, peneira a terra e o que sobrou passa para a bateia. 

Alegria ao encontrar uma pepita de ouro

“Como o ouro é mais pesado, ele acaba ficando no fundo da bateia”, explica enquanto maneja habilmente a bateia dentro do rio. “Achei! Tem dois grãos pequenos aqui”, exclama e mostra ao repórter. Como têm menos de 1 grama vão para a sua coleção.

Meio dia de garimpo do entrevistado (YouTube)

Isso porque o mercado chega a pagar mais de 8 mil ienes por grama, desde que o grão de ouro ou a pepita tenha 1 grama ou mais. As com peso inferior não são compradas nesses estabelecimentos, mas podem ser vendidas para colecionadores em sites de segunda mão.

Só para ter uma ideia, o preço do ouro está em alta, pois em setembro de 2019 estava cotado a 5.555, enquanto em setembro deste ano chegou a 8.591 ienes.

Se o garimpeiro de final de semana tiver habilidade e sorte poderá voltar para casa com muitas pepitas, as quais vão render um bom trocado.

Busca do ouro é divertido 

Ito, planejador financeiro de profissão e investidor em metais preciosos, diz que faz isso como hobby nos finais de semana porque é divertido. “De investidor passei a garimpeiro por hobby”, fala sorrindo.

“Caminho na natureza, os movimentos agacha e levanta são um ótimo exercício para o corpo e, acima de tudo, limpa a mente, pois quando estou garimpando entro em profunda concentração e não penso em nada”, explicou. 

Caso queira pesquisar mais sobre o assunto, em japonês se chama 砂金掘り, lê-se sakin hori. Assista a um vídeo dele, o qual mostra o fruto do garimpo de meio dia de exploração, com muitos pedacinhos de ouro na bateia.

Um outro explorador dá dicas de como encontrar o local certo.

Fonte: ANN

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Hotel mais antigo do mundo fica no Japão

Publicado em 14 de setembro de 2022, em Turismo em Yamanashi

Localizado em Yamanashi, o Nishiyama Onsen Keiunkan foi reconhecido em 2011 como o hotel mais antigo do mundo pelo World Guiness Records.

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

O hotel mais antigo do mundo vem sendo operado pela mesma família há 1.300 anos, atendendo mesmo aos samurais (Keiunkan)

Situado em meio a vários locais de águas termais pitorescos nas montanhas, o Nishiyama Onsen Keiunkan na província de Yamanashi é reconhecido como o hotel, pousada e mesmo negócios em geral mais antigo do mundo, atendendo a todos, desde samurais a turistas da modernidade, por mais de mil anos.

Publicidade

Fundado originalmente no ano 705, as águas termais naturais na área do tradicional onsen permitiram a criação de vários banhos terapêuticos que atraía visitantes e militares de todo o mundo, que vinham relaxar.

Dentre esses patronos estavam vários samurais e famosos comandantes de exército dando ao spa um pouco mais de notoriedade.

Uma das áreas de águas termais do hotel (Keiunkan)

Desde seu início, o Keiunkan onsen foi operado somente por membros da família original ao longo dos séculos. Cinquenta e duas gerações diferentes de descendentes cuidaram e administraram a pousada, aumentando espaço e modernizando gradualmente a cada época.

Hoje em dia ele é consideravelmente maior do que era há mil anos, contudo, tanto a aparência como a sensibilidade da pousada continuaram surpreendentemente inalteradas.

Apesar das amenidades modernas, o design simples e relaxante dos espaços e das montanhas que as rodeiam dão a sensação de como se estivesse ainda no ano 705.

Hotel rodeado pela natureza traz momentos relaxantes (Keiunkan)

Atualmente o Keiunkan detém o Guiness World Records para o hotel mais antigo do mundo (você pode ver o registro tocando aqui).

Para mais informações: Keiunkan (em japonês e inglês)

Toque aqui para ver a localização

Veja um vídeo do Nishiyama Onsen Keiunkan:

Fonte: Atlas Obscura

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
UniFCV Japão - Educação a distância
Uninter - JAPÃO - Educação a distância