Garimpo de ouro é hobby em alta no Japão

Com o preço do ouro ficando cada vez mais elevado, vem aumentando o número de pessoas que saem para garimpar nos finais de semana.

Grãos e pepitas de ouro (Flickr)

Um dos hobbies mais em alta no Japão é o sair para garimpar os grãos o pepitas de ouro nos aluviões. Quem faz isso nos finais de semana raramente quer contar onde tem a “mina”, pois na verdade, está bem distante daqueles garimpos imensos do Brasil. 

Publicidade

É apenas um momento de lazer que pode render um faturamento extra, sem o uso de equipamentos pesados. O japonês Ryota Ito, 40, é um especialista nesse hobby, pois o pratica há 10 anos e permitiu que a reportagem da ANN o acompanhasse em uma de suas explorações. Diz que já teve dia que encontrou o equivalente a 60 mil ienes em pequenas pepitas desse metal precioso.

O entrevistado mostra o rio escolhido (ANN)

Preparativo para o hobby e materiais

Se veste com um macacão impermeável, como os usados pelos pescadores, põe um chapéu para se proteger do sol, usa luvas de borracha longas e vai munido de seus apetrechos: pá, enxadinha, bateias de metal, recipiente para colocar o ouro e uma colher. Além disso, o olhar de expert.

Bateias e outros utensílios (ANN)

Ele escolheu um rio na região Kanto para ser acompanhado e mostrou como encontrar o local ideal onde tem um aluvião, ou local que pode ter minerais preciosos como o ouro. 

Ele verifica onde a chuva pode ter trazido as pepitas de ouro das montanhas para o rio e onde podem estar paradas. Em geral, é em alguma curva. Retira as plantas usando a enxadinha ou a pá de jardinagem, peneira a terra e o que sobrou passa para a bateia. 

Alegria ao encontrar uma pepita de ouro

“Como o ouro é mais pesado, ele acaba ficando no fundo da bateia”, explica enquanto maneja habilmente a bateia dentro do rio. “Achei! Tem dois grãos pequenos aqui”, exclama e mostra ao repórter. Como têm menos de 1 grama vão para a sua coleção.

Meio dia de garimpo do entrevistado (YouTube)

Isso porque o mercado chega a pagar mais de 8 mil ienes por grama, desde que o grão de ouro ou a pepita tenha 1 grama ou mais. As com peso inferior não são compradas nesses estabelecimentos, mas podem ser vendidas para colecionadores em sites de segunda mão.

Só para ter uma ideia, o preço do ouro está em alta, pois em setembro de 2019 estava cotado a 5.555, enquanto em setembro deste ano chegou a 8.591 ienes.

Se o garimpeiro de final de semana tiver habilidade e sorte poderá voltar para casa com muitas pepitas, as quais vão render um bom trocado.

Busca do ouro é divertido 

Ito, planejador financeiro de profissão e investidor em metais preciosos, diz que faz isso como hobby nos finais de semana porque é divertido. “De investidor passei a garimpeiro por hobby”, fala sorrindo.

“Caminho na natureza, os movimentos agacha e levanta são um ótimo exercício para o corpo e, acima de tudo, limpa a mente, pois quando estou garimpando entro em profunda concentração e não penso em nada”, explicou. 

Caso queira pesquisar mais sobre o assunto, em japonês se chama 砂金掘り, lê-se sakin hori. Assista a um vídeo dele, o qual mostra o fruto do garimpo de meio dia de exploração, com muitos pedacinhos de ouro na bateia.

Um outro explorador dá dicas de como encontrar o local certo.

https://youtu.be/RBot2Jmhy10

Fonte: ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Hotel mais antigo do mundo fica no Japão

Publicado em 14 de setembro de 2022, em Turismo em Yamanashi

Localizado em Yamanashi, o Nishiyama Onsen Keiunkan foi reconhecido em 2011 como o hotel mais antigo do mundo pelo World Guiness Records.

O hotel mais antigo do mundo vem sendo operado pela mesma família há 1.300 anos, atendendo mesmo aos samurais (Keiunkan)

Situado em meio a vários locais de águas termais pitorescos nas montanhas, o Nishiyama Onsen Keiunkan na província de Yamanashi é reconhecido como o hotel, pousada e mesmo negócios em geral mais antigo do mundo, atendendo a todos, desde samurais a turistas da modernidade, por mais de mil anos.

Publicidade

Fundado originalmente no ano 705, as águas termais naturais na área do tradicional onsen permitiram a criação de vários banhos terapêuticos que atraía visitantes e militares de todo o mundo, que vinham relaxar.

Dentre esses patronos estavam vários samurais e famosos comandantes de exército dando ao spa um pouco mais de notoriedade.

Uma das áreas de águas termais do hotel (Keiunkan)

Desde seu início, o Keiunkan onsen foi operado somente por membros da família original ao longo dos séculos. Cinquenta e duas gerações diferentes de descendentes cuidaram e administraram a pousada, aumentando espaço e modernizando gradualmente a cada época.

Hoje em dia ele é consideravelmente maior do que era há mil anos, contudo, tanto a aparência como a sensibilidade da pousada continuaram surpreendentemente inalteradas.

Apesar das amenidades modernas, o design simples e relaxante dos espaços e das montanhas que as rodeiam dão a sensação de como se estivesse ainda no ano 705.

Hotel rodeado pela natureza traz momentos relaxantes (Keiunkan)

Atualmente o Keiunkan detém o Guiness World Records para o hotel mais antigo do mundo (você pode ver o registro tocando aqui).

Para mais informações: Keiunkan (em japonês e inglês)

Toque aqui para ver a localização

Veja um vídeo do Nishiyama Onsen Keiunkan:

Fonte: Atlas Obscura

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão