Na terça-feira (27) soube-se que um homem da província de Aichi doou 100 milhões de ienes à cidade para a preservação do Memorial da Paz de Hiroshima, situado em Naka-ku da cidade homônima, considerado Patrimônio Mundial.
Segundo o Chugoku Shimbun, o doador é o japonês 平林輝雄, 80 anos, aposentado como empresário e residente em Higashiura (Aichi). Ele fez uma transferência bancária desse valor em 3 de agosto deste ano, ocasião do seu aniversário, como um marco para sua vida.
Contou que diante da invasão russa na Ucrânia que vem acompanhando pelos noticiários, veio à mente o símbolo da paz, embora não tenha nenhuma ligação pessoal com a cidade de Hiroshima.
Economizou para usar em benefício de outros
Sua vida não foi fácil, já que nasceu pouco antes da II Guerra Mundial. Trabalhava desde a tenra idade enquanto estudava à noite, mas conseguiu se tornar independente aos 22 anos, quando fundou sua empresa do zero. E essa prosperou no segmento de design e construção de armazéns e lojas.
Ele contou que economizou esses 100 milhões de ienes com a finalidade de “algum dia poder usar em benefício de outros”.
“Espero que seja útil na manutenção do Memorial da Paz, para que não tenha mais guerra”, disse expressando seus sentimentos.
Mais de 100 doações foram feitas à cidade todos os anos para a preservação desse monumento, totalizando 27,5 milhões de ienes no ano fiscal de 2009. Um funcionário da Divisão de Promoção da Paz da cidade de Hiroshima agradeceu essa contribuição do então empresário de Aichi, dizendo que será bem aplicada na manutenção e preservação do memorial.
Essa doação foi a de maior valor nos últimos anos, mas em 2016 o time de beisebol Hiroshima Carp doou o equivalente pela mesma causa.
No Japão, completar 80 anos é um marco chamado 傘寿 (sanju) de comemoração à longevidade.
Fonte: Chugoku Shimbun