A megacidade chinesa de Chengdu estendeu seu lockdown da covid-19 pela segunda vez, sem fim, à vista enquanto autoridades se esforçam para erradicar um surto que continua, apesar de restrições rigorosas que viraram os negócios e vida diária de cabeça para baixo.
Lar para 21 milhões de pessoas e capital da província de Sichuan, no noroeste da China, Chengdu foi isolada em 1º de setembro, tornando-se a mais recente metrópole chinesa a ser paralisada desde o lockdown de 2 meses de Xangai na primavera.
No domingo (4), quando testes da covid que abrangeram a cidade toda estavam chegando ao fim, Chengdu estendeu o lockdown para grande parte da área, e ordenou novas rodadas de exames em massa até a quarta-feira (7).
Na noite de quarta-feira, autoridades anunciaram que medidas de lockdown seriam estendidas novamente na maioria dos distritos, cobrindo 16 milhões de pessoas. Testes em massa continuarão diariamente, e a cidade visa eliminar infecções comunitárias dentro de uma semana.
Autoridades não revelaram quando o lockdown será encerrado, dizendo apenas que as restrições seriam “ajustadas dinamicamente baseadas no desenvolvimento da epidemia e na necessidade de prevenção e controle da Covid”.
Chengdu registrou 116 infecções na quarta-feira, levando o total de casos para cerca de 1,8 mil no último mês, um surto substancial pelos padrões da estratégia covid zero da China.
Fonte: CNN