
A rainha Elizabeth II subiu ao trono após a morte de seu pai em fevereiro de 1952 quando ela tinha apenas 25 anos (banco de imagens)
A rainha Elizabeth II, a monarca com o reinado mais longo do Reino Unido e figura de proa da nação por sete décadas, morreu em sua casa na Escócia aos 96 anos na quinta-feira (8).
“A Rainha morreu pacificamente em Balmoral nesta tarde”, disse o Palácio de Buckingham em uma declaração.
“O Rei e a Rainha Consorte continuarão em Balmoral nesta noite e retornarão a Londres amanhã”.
O filho mais velho de Elizabeth, Charles, de 73 anos, se torna automaticamente o rei do Reino Unido e chefe de estado de outros 14 domínios incluindo Austrália, Canadá e Nova Zelândia. Sua esposa Camila se torna a rainha consorte.
Notícias de que a saúde da rainha estava piorando surgiram logo após o meio-dia de quinta-feira quando seus médicos disseram que ela estava sob supervisão, levando sua família a correr às pressas para estar ao seu lado em sua casa na Escócia, a Balmoral.
A rainha vinha sofrendo do que o Palácio de Buckingham chamou de “problemas de mobilidade episódicos” desde o fim do ano passado, fazendo com que ela se retirasse de quase todos os engajamentos públicos.
Seu último engajamento público ocorreu na terça-feira (6), quando ela apontou Liz Truss como sua 15ª primeira-ministra.
A rainha Elizabeth II subiu ao trono após a morte de seu pai, o rei George VI em fevereiro de 1952 quando ela tinha apenas 25 anos.
Fonte: Yomiuri