A Rússia deve em breve iniciar o processo de anexar unilateralmente regiões ucranianas que ela controla.
Forças pró-russas conduziram o que elas chamam de referendo nas regiões de Donetsk e Luhansk no leste, Zaporizhzhia no sudeste e Kherson no sul. Elas disseram na terça-feira (27) que a maioria dos que votaram estava a favor de se juntar à Rússia.
Na quarta-feira (28), altos funcionários de forças pró-russas em Luhansk e Kherson assinaram documentos pedindo ao presidente Vladimir Putin que incorporasse suas regiões à Rússia.
A câmara baixa da Rússia realizará uma sessão plenária em 3 de outubro e a câmara alta também deve decidir sobre uma lei de anexação no dia seguinte.
O Ministério de Relações Exteriores russo disse em uma declaração que um estágio decisivo está se aproximando em juntar esforços para realizar o desejo dos residentes nas quatro regiões a estarem junto com a Rússia.
Enquanto isso, o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, indicou que o país continuará sua agressão militar contra a Ucrânia.
Ele disse que a força militar controla as áreas inteiras da região de Luhansk, mas reconheceu que elas ainda precisam ocupar toda a Donetsk.
Fonte: NHK