O grupo varejista Aeon está acelerando aberturas de shoppings e outras lojas no Vietnã, atraído pela crescente classe média do país e a esperada suspensão de restrições sobre operações estrangeiras em 2 anos.
A Aeon planeja triplicar seus shoppings no Vietnã até 2025, buscando ganhar vantagem no setor alimentício.
Com quase 40 anos de experiência no Sudeste Asiático, a varejista potencializará o conhecimento que ela acumulou na Malásia, o local na região onde ela entrou pela primeira vez, e outros mercados para intensificar sua ofensiva de abertura de lojas.
Enquanto a Aeon expande aberturas de lojas no Vietnã, ela está oferecendo pães assados na hora e pratos prontos para serem consumidos usando seus shoppings como cozinhas centrais. Seu conhecimento em entregas para supermercados vizinhos oferece à rede uma vantagem competitiva.
Atualmente, a Aeon tem cerca de 200 lojas no Vietnã, incluindo 6 shoppings e vários supermercados. As lojas estão concentradas em Ho Chi Minh, a maior cidade no país, e em Hanói, a capital, mas um shopping será aberto em Hue no ano de 2024.
A companhia planeja aumentar supermercados em Hanói para 100 estabelecimentos até 2025, cerca de 10 vezes o número atual. O número de shoppings também será triplicado, para 16 por todo o país.
O Vietnã “é um dos mercados mais importantes em nossa estratégia no exterior”, disse um alto executivo da Aeon.
O país tem uma população de 100 milhões de pessoas com um média de idade de 33 anos. Crescimento econômico de mais de 7% é esperado novamente neste ano.
Fonte: Asia Nikkei