Imperador Naruhito e Imperatriz Masako na chegada em Naha, capital de Okinawa (JNN)
O Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako chegaram em Naha na manhã de sábado (22) para cumprir uma extensa agenda em Okinawa, sendo recebidos pelo governador Denny Tamaki.
Publicidade
Do aeroporto as majestades seguiram para Itoman, onde fica o Memorial da Paz, onde fizeram uma oração às vítimas da guerra e conversaram com as famílias enlutadas.
A cidade de Itoman foi o local de uma batalha feroz na última guerra, a qual abriga essa instalação memorial gigantesca. Vem sendo visitada pela família imperial e esta foi a sexta vez, em meio à temperatura de 30ºC.
O Imperador Naruhito pronunciou “é realmente doloroso” ao ver as fotografias de cadáveres dos soldados empilhados.
Primeira visita do Imperador e Imperatriz
Desfile na Kokusai-doori em Naha para homenagear o casal imperial (Sankei)
Ainda no sábado aconteceu um desfile na Kokusai-doori, a partir das 19h, com a participação de 700 pessoas, as quais agradeceram a visita do casal imperial. “Estou feliz pela vinda a Okinawa no 50.º aniversário da reversão à pátria. Posso sentir o amor que suas majestades têm por Okinawa”, disse uma dona de casa de 74 anos, da cidade de Urasoe, que participou do desfile.
No hotel onde ficaram hospedados, o casal imperial teve a oportunidade de interagir com os jovens que serão os líderes da próxima geração de Okinawa.
No domingo o Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako tiveram uma extensa agenda, para assistir aos treinos dos festivais culturais nacionais a serem realizados, incluindo o das pessoas com deficiência. Notou-se que o Imperador Naruhito usava uma camisa kariyushi, com tecido típico de Okinawa.
Imperatriz conversa com um estudante que toca sanshin e que irá participar do festival cultural nacional (NHK)
Tocando no fato de que a província de Okinawa tem nutrido sua cultura por meio de intercâmbios com o Leste Asiático desde os dias do Reino de Ryukyu, o Imperador Akihito disse: “Este ano marca o 50.º aniversário da reversão de Okinawa ao Japão. Estou realmente satisfeito que o Festival Cultural e o Festival Nacional de Artes e Cultura para Pessoas com Deficiência estejam sendo realizados para acolher pessoas que estão envolvidas em diversas atividades culturais e artísticas de todo o país”.
Além disso, na instalação de exposições na cidade de Tomigusuku, viram um workshop onde pessoas com deficiência criam murais.
O Imperador e a Imperatriz voltaram a Tóquio em avião especial na noite do dia 23 depois de terminar a programação de dois dias. Esta foi a primeira visita depois da ascensão ao trono.
Fontes: NHK, Asahi, JNN, Sankei e ANN