Um app poderá em breve ter a capacidade de diagnosticar uma pessoa com condições de saúde crônicas usando o som de sua voz.
Cientistas estão criando uma inteligência artificial (IA) que analisa vibrações na fala e nos padrões de respiração para buscar indícios de doenças.
O Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos EUA está financiando um gigantesco projeto de pesquisa para coletar dados de voz que construirão a IA.
Especialistas já sabem que a voz é alterada por condições como Parkinson ou AVC, enquanto a respiração é afetada por doenças do pulmão.
Mas a esperança é de que programa de computador seja capaz de diagnosticar uma ampla variedade de condições, incluindo câncer e depressão.
Um grupo de especialistas começará a coletar as vozes de pessoas com condições em cinco áreas: desordens neurológicas, da voz, de humor, respiratória e pediátrica como autismo e atrasos na fala.
Isso faz parte da Bridge to AI do NIH, um programa de US$130 milhões destinado a acelerar o uso propagado de tecnologia de inteligência artificial na área médica.
A Dra. Yael Bensoussan, diretora do Centro de Saúde da Voz da Universidade do Sul da Flórida, está liderando cientistas de 12 instituições de pesquisa.
Ela acredita que “a voz tem o potencial de ser um biomarcador para várias condições de saúde”.
Se o app tiver êxito, ele poderia ser um divisor de águas para pessoas com acesso limitado a cuidados da saúde.
Fonte: Mail Online