No segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, onde a votação foi realizada no domingo (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que o ex-presidente Lula foi eleito.
De acordo com o TSE, com 99,1% dos votos apurados, o atual presidente Bolsonaro obteve 49,10% e Lula foi o vencedor com 50,9% ou 60.345.421 votos.
Nesta eleição presidencial, os dois candidatos travaram uma campanha eleitoral acirrada, com questões como a reconstrução da economia afetada pela pandemia do coronavírus, medidas anticorrupção e proteção da floresta amazônica, entre outras, explicou a NHK.
Lula apelou para a eliminação da disparidade econômica e ganhou votos, principalmente dos pobres, analisou a NHK.
Na América do Sul, governos de esquerda como no Peru, Chile e Colômbia estão surgindo um após o outro, destaca a NHK. Seguindo esses países, volta um governo de esquerda no Brasil, que tem a maior escala populacional e econômica da América do Sul, e espera-se que as relações com os Estados Unidos e outros países mudem.
Quem é Lula na visão da mídia japonesa
Lula tem 77 anos, nasceu em uma aldeia agrícola pobre no estado de Pernambuco, no nordeste do Brasil. Participou do movimento sindical como mecânico e se destacou como líder sindical nas greves.
Em 1980, fundou o Partido dos Trabalhadores (PT), de esquerda, e, depois de servir como deputado, tornou-se presidente em 2003. Durante seus dois mandatos de oito anos, ele alcançou um alto crescimento econômico de 4% ao ano em média, tendo como pano de fundo o aumento dos preços dos abundantes recursos naturais no Brasil.
O aumento da arrecadação tributária foi usado para sustentar a vida dos pobres, e o percentual de pessoas de baixa renda, que representavam mais da metade da população na época, foi reduzido para a faixa de 30%. Segundo a NHK, ele é popular entre os pobres e que seu índice de popularidade ultrapassou 80% antes de terminar seu mandato.
Por outro lado, a NHK destaca que foi condenado em processos de corrupção, acusado de ter recebido propina dos empreiteiros enquanto estava no cargo de presidente. Ficou preso por 1 ano e 7 meses, a partir de abril de 2018. No entanto, depois que o Supremo Tribunal decidiu que as condenações de Lula eram sem efeito, ele concorreu à presidência desta vez.
Sob o ponto de vista da JNN, Lula, o eleito presidente, “está sendo julgado por questões de corrupção na estatal de petróleo”.
O atual presidente expressou ceticismo sobre o sistema de votação da eleição, após pesquisas anteriores que diziam que haveria dificuldades. Ele e sua equipe podem não aceitar os resultados oficiais das eleições. Também há vozes prevendo o caos após a eleição, com alguns apoiadores de Jair Bolsonaro que podem agir com violência, apontou o jornal Nikkei.
Fontes: NHK, JNN e Nikkei