Página excluída do sistema

A página solicitada foi movida ou excluída

Desculpe, a página solicitada foi excluída do sistema... Por diversos motivos, alguns conteúdos são excluídos após algum tempo.

As seções principais do Portal Mie (clique para abrir):

- HOME - página inicial

- NOTÍCIAS DO JAPÃO E DO MUNDO

- EMPREGOS NO JAPÃO

- EVENTOS E FOTOS PORTAL MIE

- MAGAZINE PORTAL MIE

- AGENDA DE EVENTOS

Por favor utilize a busca do Portal Mie para encontrar outros itens com este mesmo tema.

Publicidade

+ lidas agora

> >

--

Como o Japão vê a eleição de Lula

Publicado em 31 de outubro de 2022, em Brasil

O ex-presidente Lula vence o segundo turno da eleição presidencial. Veja como a mídia do Japão vê sua vitória.

Lula é de novo o presidente do Brasil, eleito aos 77 anos (NHK)

No segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, onde a votação foi realizada no domingo (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que o ex-presidente Lula foi eleito.

Publicidade

De acordo com o TSE, com 99,1% dos votos apurados, o atual presidente Bolsonaro obteve 49,10% e Lula foi o vencedor com 50,9% ou 60.345.421 votos.

Nesta eleição presidencial, os dois candidatos travaram uma campanha eleitoral acirrada, com questões como a reconstrução da economia afetada pela pandemia do coronavírus, medidas anticorrupção e proteção da floresta amazônica, entre outras, explicou a NHK.

Resultado do TSE (reprodução)

Lula apelou para a eliminação da disparidade econômica e ganhou votos, principalmente dos pobres, analisou a NHK.  

Na América do Sul, governos de esquerda como no Peru, Chile e Colômbia estão surgindo um após o outro, destaca a NHK. Seguindo esses países, volta um governo de esquerda no Brasil, que tem a maior escala populacional e econômica da América do Sul, e espera-se que as relações com os Estados Unidos e outros países mudem.

Quem é Lula na visão da mídia japonesa

Lula tem 77 anos, nasceu em uma aldeia agrícola pobre no estado de Pernambuco, no nordeste do Brasil. Participou do movimento sindical como mecânico e se destacou como líder sindical nas greves.

Em 1980, fundou o Partido dos Trabalhadores (PT), de esquerda, e, depois de servir como deputado, tornou-se presidente em 2003. Durante seus dois mandatos de oito anos, ele alcançou um alto crescimento econômico de 4% ao ano em média, tendo como pano de fundo o aumento dos preços dos abundantes recursos naturais no Brasil.

O aumento da arrecadação tributária foi usado para sustentar a vida dos pobres, e o percentual de pessoas de baixa renda, que representavam mais da metade da população na época, foi reduzido para a faixa de 30%. Segundo a NHK, ele é popular entre os pobres e que seu índice de popularidade ultrapassou 80% antes de terminar seu mandato.

Por outro lado, a NHK destaca que foi condenado em processos de corrupção, acusado de ter recebido propina dos empreiteiros enquanto estava no cargo de presidente. Ficou preso por 1 ano e 7 meses, a partir de abril de 2018. No entanto, depois que o Supremo Tribunal decidiu que as condenações de Lula eram sem efeito, ele concorreu à presidência desta vez. 

Sob o ponto de vista da JNN, Lula, o eleito presidente, “está sendo julgado por questões de corrupção na estatal de petróleo”.

O atual presidente expressou ceticismo sobre o sistema de votação da eleição, após pesquisas anteriores que diziam que haveria dificuldades. Ele e sua equipe podem não aceitar os resultados oficiais das eleições. Também há vozes prevendo o caos após a eleição, com alguns apoiadores de Jair Bolsonaro que podem agir com violência, apontou o jornal Nikkei.

Fontes: NHK, JNN e Nikkei  

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!