Uma companhia de balé nacional russa se apresentou em Tóquio, contudo, a turnê atraiu respostas mistas em meio à invasão do Kremlin à Ucrânia.
O grupo Igor Moiseyev State Academic Ensemble of Popular Dance iniciou sua turnê no Japão na segunda-feira (17), como parte do Festival da Cultura Russa. Cerca de 80 dançarinos se apresentaram em uma fusão de dança folclórica e balé clássico em um salão quase cheio.
Segundo o comitê organizador japonês, a trupe de balé, formada em sua maioria por dançarinos russos, viria ao arquipélago em 2020, mas devido à pandemia de coronavírus a visita foi adiada.
Uma mulher de 70 anos que assistiu às apresentações simpatizou com os dançarinos, dizendo que eles devem se sentir tristes atuando sob essas circunstâncias.
Ela tem esperança que a guerra acabe na Ucrânia para que os dançarinos possam ser recebidos por todos.
Um estudante de 18 anos disse que sabia que haveria críticas, mas ele acredita que a guerra da Rússia na Ucrânia não tem nada a ver com sua cultura.
Hideo Nagatsuka do comitê organizador disse que política e arte deveriam ser tratadas separadamente. Ela acrescentou que intercâmbios culturais significam mais quando a situação é difícil. Nagatsuka quer que as pessoas no Japão apreciem a arte e cultura da Rússia por causa de sua excelência.
Um residente ucraniano no Japão, enquanto isso, iniciou uma petição online para pedir que a turnê do balé fosse cancelada.
Bohdan Slushynskyi, que mora em Kawasaki (Kanagawa), disse que a cultura do país não pode ser separada de seu povo.
Ele disse que a cultura da Ucrânia está enfrentando uma crise devido à invasão, acrescentando que enquanto os artistas russos podem se apresentar livremente, seus equivalentes ucranianos são forçados a se esconder em abrigos contra bombas.
Slushynskyi disse que a cultura russa será usada para propósitos políticos, enquanto a guerra continua.
Fonte: NHK