Fabricantes trazem produção de volta ao Japão em resposta ao caos na rede de fornecimento

Parte de medidas para revisar redes de fornecimento após interrupções devido à covid-19 e a guerra comercial entre EUA e China.

Uma planta d e fabricação de roupas de proteção na China (ilustrativa/banco de imagens)

Cada vez mais fabricantes estão transferindo suas produções de volta para o Japão como parte de medidas para revisar suas redes de fornecimento após interrupções devido à covid-19 e a guerra comercial entre EUA e China.

Publicidade

Algumas trouxeram suas produções de volta ao Japão para aproveitar a competitividade mais forte de exportações após a queda do iene para baixas de 32 anos contra o dólar.

A depreciação histórica da moeda japonesa pode se tornar um momento decisivo para fabricantes que haviam mudado suas produções do Japão para o exterior por um longo tempo.

A Iris Ohyama, uma fabricante de produtos o lar e eletrodomésticos sediada em Sendai, começou a mudar produção de cerca de 50 produtos plásticos da China para fábricas no Japão em setembro.

O aumento nos preços do petróleo bruto aumentou os custos de transporte de produtos para o Japão. “Podemos reduzir os custos em 20% em média ao transferir para produção doméstica”, disse um funcionário da Iris Ohyama.

A fabricante de roupas World Co. melhorou as capacidades de produção em fábricas na província de Okayama e em outros lugares, aumentando sua taxa de produção doméstica para vestimentas e outros itens em lojas de departamento de 40 para 90 por cento.

A companhia tomou ação em reposta a interrupções nas importações devido aos lockdowns da covid-19.

A JVC Kenwood Corp. vai transferir sua produção de sistemas de navegação de veículos da China e Indonésia para o Japão, aumentando a capacidade de produção em cinco vezes na planta em Ina (Nagano).

Ainda não está claro se as mudanças de transferência de produção para o Japão vão se espalhar para mais companhias porque há casos em que a produção de base em mercados de rápido crescimento no exterior é mais vantajosa.

“A menos que a depreciação do iene se estenda, companhias não farão investimento agressivos no Japão”, disse Hideo Kumano, economista no Dai-ichi Life Research Institute.

Fonte: Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Iluminação top no ranking 2022: imperdível Ashikaga Flower Park

Publicado em 24 de outubro de 2022, em Turismo em Tochigi

A visita ao Ashikaga Flower Park é imperdível pois foi a vencedora da eleição da melhor iluminação do Japão em 2022, pelo sexto ano consecutivo!

Foto: divulgação

O Ashikaga Flower Park ou Parque das Flores de Ashikaga foi considerado o número 1 no ranking das melhores iluminações do Japão em 2022, por isso, é um local cheio de magia que deve ser visitado. Ainda mais porque este ano comemora 25 anos de fundação, por isso, oferece uma surpresa.

Publicidade

Intitulada Flower Fantasy 2022, a iluminação é dividida em 3 grandes áreas e até o começo de 2023 terá 3 etapas. O jardim de 100 mil metros quadrados está todo decorado com mais de 5 milhões de luzes, proporcionando um espetáculo visual que impressiona os visitantes, arrancando exclamações.  

Foto: divulgação

Pelo sexto ano consecutivo é eleito o mais belo parque de iluminação do Japão e este ano, cuja temporada já começou, renovou completamente o Jardim de Rosas da Luz. Um mural de luz de 120 metros de largura foi instalado, com 500 mil lâmpadas de LED para criar um efeito tridimensional. 

Além dessa área de rosas, outras são imperdíveis como a das glicínias em luz (Miracle Big Wisteria), Flower Castle e Hikari no Hana Chozu, pois todas são espetaculares. Isso explica o motivo das visitas de pessoas de todo o país que tiram um dia para ir até o local.

Por isso, agasalhe-se, lembre-se de usar calçados confortáveis e de levar o smartphone carregado para garantir os belos vídeos e fotos!

Ashikaga Flower Park

あしかがフラワーパーク

Foto: divulgação

  • Horário: 16h30 às 20h30 durante a semana e até 21h nos sábados e domingo
  • Período: até 24 de fevereiro de 2023
  • 3 temáticas de iluminação: até meados de novembro a atual, depois muda para a de Natal e de 1.º de janeiro a 24 de fevereiro, de Ano Novo
  • Local: cidade de Ashikaga, província de Tochigi (toque aqui para abrir o mapa), de fácil acesso para quem mora em Kanto
  • Ingressos: ¥1.200 para adultos e ¥400 para crianças (de 4 ao último ano do primário)

Assista ao vídeo de 2021 para ter uma ideia:

Fontes: divulgação e Ashikaga Keizai

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão