O Ministério da Defesa do Japão planeja introduzir pequenos drones de ataque em uma tentativa de fortalecer a defesa das ilhas remotas da nação.
As preparações para a implantação serão feitas pelo ministério, introduzindo drones fabricados nos EUA e outros no ano fiscal de 2023 em caráter experimental. Ele visa implantar vários drones do tipo já no ano fiscal de 2025.
O ministério assume que esses drones seriam usados para ataques “suicidas”, colidindo com veículos inimigos e embarcações que vêm invadir ilhas remotas japonesas.
Tais drones devem melhorar o poder de dissuasão das Forças de Autodefesa do país.
O ministério incluiu fundos para o desenvolvimento de drones de ataque em seu pedido de orçamento para o ano fiscal de 2023.
A operação de drones de ataque já começou no exterior. A China desenvolveu e colocou em uso prático drones de ataque e outros tipos, enquanto expande suas atividades em torno de ilhas no sudoeste do Japão.
O Japão introduziu o drone de ampla vigilância Global Hawk e começou a operar veículos aéreos não tripulados para missões de alívio de desastres. Entretanto, nenhum drone de ataque foi implantado.
Fonte: Japan Times