A polícia e a Guarda Costeira informaram sobre o resgate de uma mulher, turista, na faixa dos 20 anos, da província de Osaka, ocorrido por volta das 7h30 de sexta-feira (14), depois de uma intensa busca, até que uma aeronave do 11.º Distrito avistou uma mulher acenando do stand up paddle board (SUP).
Segundo as informações a turista resolveu fazer um passeio com o SUP no dia anterior, por volta das 18h, a partir de uma praia da Ilha de Kohama, perto de outra chamada Taketomi, do distrito de Yaeyama (Okinawa).
Ela estava acompanhada do marido e de um instrutor de 19 anos, cada um nos respectivos SUPs. Todos foram arrastados mar adentro por causa do vento, mas o marido e o instrutor conseguiram voltar por conta própria. Eles avisaram sobre o desaparecimento da mulher.
Barcos de patrulha e helicópteros da Guarda Costeira do Japão fizeram buscas durante toda a noite e, depois de quase 14 horas, por volta das 7h40 de sexta-feira ela acenou e foi resgatada pela equipe do helicóptero.
Segundo a Guarda Costeira, ela estava em lágrimas depois de ter passado toda a noite na escuridão do mar. Estava levemente desidratada mas não teve ferimentos.
A causa dessa ocorrência foi investigada porque no momento em que saíram para navegar de SUP havia alerta de elevação de ondas. Esse tipo de prancha de lazer é suscetível ao vento e às ondas. Deve ser desfrutado em locais calmos como lagos, rios sem correnteza e mar calmo.
A Guarda Costeira recomenda o uso de colete salva-vidas – ela usava – e uma bolsa à prova d’água com o smartphone para que o usuário possa se comunicar em caso de emergência.
Fontes: NTV e FNN