Um órgão consultivo da UNESCO apoiou uma proposta do governo para uma nova ferrovia no Monte Fuji, um local de Patrimônio Mundial no Japão.
O pico mais alto do país foi registrado como Patrimônio Mundial em 2013. Ele se estende pelas províncias de Shizuoka e Yamanashi.
Autoridades locais precisam endereçar uma série de desafios voltados à montanha, incluindo superlotação e congestionamento no trânsito.
O governo da província de Yamanshi elaborou o conceito em fevereiro do ano passado para construir uma ferrovia em uma estrada existente, conectando o pé do Monte Fuji à quinta estação, local onde os visitantes iniciam a subida da montanha.
Segundo reportagem da NHK, o Conselho Internacional de Monumento e Locais (ICOMOS), um órgão consultivo para a UNESCO, apoiou o conceito de ferrovia em um documento interno.
O ICOMOS indicou que “ele poderia oferecer uma abordagem integrada para endereçar muitos dos desafios relacionados à gestão de visitantes e degradação ambiental que a propriedade enfrenta”.
O órgão consultivo também disse que o conceito poderia representar “uma oportunidade para melhorar as instalações em geral dentro e em torno de estações em locais mais altos”.
Entretanto, o ICOMOS acrescentou que a proposta está claramente em um estágio inicial e muito trabalho é necessário para explorar sua viabilidade e atrair suporte de interessados relevantes.
Alguns residentes locais estão preocupados com o fato de que a construção da ferrovia poderia prejudicar o meio ambiente.
O governo da província de Yamanashi espera ganhar compreensão de residentes baseada nas opiniões apresentadas pelo ICOMOS.
Fonte: NHK