Se seu bebê está chorando muito, carregá-lo por 5 minutos enquanto você anda é uma maneira eficaz de acalmá-lo e induzir o sono, descobriram pesquisadores liderados por Kumi Kuroda do instituto nacional científico Riken do Japão.
Deixar o bebê dormir em seus braços por outros 8 minutos ajudar a evitar que a criança acorde assim que colocada na cama, disse a equipe de pesquisa internacional, a qual realizou o teste em busca das melhores maneiras de colocar um bebê para dormir.
Os experimentos foram feitos com 21 bebês, de 7 meses ou mais novos, e seus pais em países incluindo Japão e Itália durante o dia.
Inicialmente, o processo testou 4 tipos diferentes de movimentos por 30 segundos e comparou as reações dos bebês, “Carregar e andar” produziram o melhor efeito, enquanto colocar o bebê em um carrinho e movimentá-lo para frente e para trás teve resultados baixos, porém positivos. As outras duas opções, “segurar o bebê e sentar” e “colocar o bebê na cama”, não tiveram efeito.
A equipe então testou a duração da caminhada, descobrindo que após 5 minutos todos os bebês pararam de chorar e quase a metade adormeceu.
Andar a uma velocidade normal parece suficiente, mas visto que a probabilidade dos bebês acordarem quando o adulto parava de caminhar, os resultado sugere que é melhor dar passos como se estivesse andando em um círculo em volta de uma mesa, ao invés de ir para frente e para trás em um corredor.
Geralmente, os bebês acordam quando são colocados na cama após adormecerem, como se eles tivessem um botão em suas costas.
Mas a equipe observou que a pulsação dos bebês, que tende a acelerar quando eles estão perto de acordar, não mostrou mudança drástica quando seus corpos tocaram a cama.
Contudo, a pulsação deles acelerou quando seus corpos perderam contato com a pessoa que os carregava, tornando maior a probabilidade de acordarem.
Para os casos em que os bebês não acordaram, eles foram carregados por uma média de 8 minutos após adormecerem antes de serem colocados na cama.
Quando eles realmente acordaram, o tempo médio foi de 3 minutos. Após cerca de 8 minutos, os bebês passam o estágio onde o sono é superficial e têm menos probabilidade de acordar, sugere a pesquisa.
Fonte: Asia Nikkei