O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky visitou a recém-liberada cidade de Kherson na segunda-feira (14) e prometeu que vitória na área serviria como o “início do fim” da guerra contra a Rússia.
Residentes viram tropas russas recuarem na semana passada e então soldados ucranianos avançarem. Zelensky abordou uma multidão em frente a um prédio do governo onde a bandeira russa foi substituída pelas cores da Ucrânia.
“Esse é o início do fim da guerra porque vocês veem nossas fortes tropas. Estamos passo a passo percorrendo nosso país”, disse Zelensky. Ele prometeu recapturar todo o território ocupado, incluindo a região leste de Donetsk.
Residentes de Kherson estão sem água ou luz. Muitos temem que podem pisar em minas que estão espalhadas por toda a cidade.
Ambos os lados vêm lutando em condições lamacentas. Analistas do Instituto para Estudo de Guerra em Washington disseram que unidades armadas acharão mais fácil quando “o inverno congelar o solo”. Eles disseram que o combate “provavelmente vai se intensificar”.
O secretário-geral da Otan (Organização para o Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg, pediu precaução. “Não devemos cometer o erro de subestimar a Rússia. As forças armadas do Kremlin retêm capacidades significativas, assim como um grande número de homens”, disse ele.
Líderes das inteligências dos EUA e da Rússia se encontraram na capital da Turquia, Ankara.
O diretor da CIA, William Burns, e o chefe do serviço de inteligência estrangeira russo, Sergei Naryshkin, não discutiram sobre um fim do combate.
Entretanto, Burns alertou contra trazer armas nucleares para a guerra.
Fonte: NHK