Quando um estrangeiro com permanência ilegal é detido no Japão, ele pode se negar a deixar o país solicitando o reconhecimento de refugiado ou simplesmente continuar nas instalações da Imigração para evitar a deportação.
No entanto, segundo informações obtidas pela FNN, o número de estrangeiros ilegais detidos que se recusam a deixar o Japão chegou a 3.224 em 2021, com um aumento de 121 pessoas em relação ao ano anterior.
Além disso, cerca de ⅓ dos estrangeiros que se recusaram a deixar o Japão foram considerados culpados em processos criminais, sendo que os envolvidos com drogas ilícitas são a maioria.
Por outro lado, atualmente são 599 cidadãos estrangeiros cujo paradeiro é desconhecido, pois obtiveram a liberdade provisória chamada de karihomen (仮放免) e estão sendo procurados pelas autoridades. Esse número mostra que 1 em cada 5 estrangeiros está escondido em algum lugar no Japão por se negar a voltar para seu país de origem.
O governo do Japão está preparando uma emenda de revisão à Lei de Controle de Imigração para submeter à Dieta, a qual prevê deportação obrigatória após a detenção do estrangeiro com permanência ilegal.
Fonte: FNN