O ministro da Defesa da Polônia disse na quarta-feira (2) que ordenou a construção de uma barreira ao longo da fronteira com o enclave russo de Kaliningrado.
A medida ocorre quando Varsóvia suspeita que a Rússia planeja facilitar travessia ilegal de fronteira por migrantes asiáticos e africanos.
O ministro da Defesa, Mariusz Blaszczak, disse que a fronteira precisa ser selada para que a Polônia se sinta segura. Ele disse que havia autorizado a construção de uma barreira temporária ao longo da fronteira de 210Km.
O trabalho começou na quarta-feira (2) com soldados poloneses especialistas em desminagem realizando trabalho preparatório. Ela deve ser concluída até o fim de 2023.
Blaszczak disse que uma recente decisão tomada pelas autoridades de aviação da Rússia sobre lançar voos do Oriente Médio e da África do Norte para Kaliningrado o levou a tomar medidas que fortaleceriam a segurança “ao selar a fronteira.
Um porta-voz para a agência de Guarda de Fronteira, Konrad Szwed, disse que a barreira também incluiria uma cerca elétrica. Atualmente não há barreiras ao longo da fronteira, mas patrulhas frequentes são realizadas por guardas.
No ano passado, a fronteira da Polônia com Belarus se tornou o local de uma grande crise de migração, com grandes números de pessoas atravessando ilegalmente. A Polônia ergueu uma barreira de aço na fronteira com Belarus que foi concluída em junho.
BREAKING:
The Polish Army has started building a 2.5m high razor-wire border fence along the nearly 200 kilometer long border with Kaliningrad.
Poland announced this morning that such a fence will be built. pic.twitter.com/W8AMPNlFDE
— Visegrád 24 (@visegrad24) November 2, 2022
Fonte: SCMP