O governador da província de Aichi, Hideaki Omura, informou na segunda-feira (14), que foram confirmados pela primeira vez 2 casos de infecção pela subvariante da ômicron do coronavírus, BQ.1.1, também chamada de Kerberos.
Segundo Omura, a subvariante BQ.1.1 foi confirmada no início de novembro em um homem na faixa dos 70 e em uma mulher na casa dos 20, ambos residentes em Aichi.
O idoso não tem histórico de viagens para o exterior ou de mudança para a província, por isso, acredita-se que a infecção tenha sido comunitária. Ele está hospitalizado para tratamento da covid.
Em relação à mulher jovem, ainda não se sabe se esteve no exterior. Quando a infecção foi descoberta, apresentava sintomas leves e se recuperava em casa.
A Kerberos foi confirmada pela primeira vez, não só em Aichi, como também na região Tokai, e é o 10.º caso no Japão.
Como a vacina bivalente pode não ser eficiente contra essa subvariante da ômicron, Omura pede forte vigilância à infecção pelo coronavírus.
Em 4 deste mês foram constatados os 4 primeiros casos de infecção por essa mesma subvariante em Kobe (Hyogo), em duas crianças (idade inferior a 10 anos) e dois adultos na faixa dos 50 anos.
Foram os primeiros casos da região Kansai. Já foram constatados anteriormente em Tóquio, Kanagawa, Nagano, Gunma e Fukushima.
Fontes: CBC TV, Tokai TV e MBS