O Japão está em campanha nacional para evitar incêndios em casa, até terça-feira (15), neste período do outono em que o clima está seco.
Quando a temperatura cai, as pessoas costumam começar a usar aquecedores e esses aparelhos tão úteis devem ser manuseados com cuidado.
São 4 pontos básicos e importantes para evitar incêndio, o qual pode tirar a vida dos residentes.
1 – Fumantes
Para quem fuma o cuidado deve ser redobrado. A recomendação é apagar completamente a ponta do cigarro com água antes do descarte. Também é importante não acumular as bitucas no cinzeiro, descartando-as de vez em quando. Outra dica é jamais fumar na cama.
2 – Aquecedores
Mesmo que tenha ar-condicionado, há muitas casas que preferem usar aquecedores, sejam eles elétricos, a gás ou a querosene. É preciso tomar muito cuidado ao manusear produtos inflamáveis perto desses aparelhos.
Além disso, jamais devem ser usados para secar roupas ou perto da cama. O ideal é desligá-lo antes de dormir. Outro detalhe importante é desligar o aquecedor antes de sair de casa.
3 – Cozinha
O fogão merece atenção especial. As recomendações são não deixar nada que possa queimar com facilidade como guardanapo, latas de spray e outros inflamáveis, quando está com o fogão em uso, independente de ser a gás, elétrico ou de indução.
Outro detalhe importante é não se afastar dele quando estiver com a panela no fogo. Uma das causas de incêndio doméstico é durante a fritura.
Quando o fogão não estiver em uso, convém fechar a válvula principal do gás.
4 – Cabos elétricos
Existe também o risco de incêndio dos cabos dos aparelhos elétricos e eletroeletrônicos. Uma das principais causas de incêndio são as extensões elétricas para multiplicar o número de tomadas, as quais podem sofrer uma sobrecarga de energia elétrica.
Outros cuidados importantes são não deixar os cabos sob os móveis (risco de dobrar e romper) e retirar a poeira acumulada nos plugues e tomadas.
O ideal é desconectar os plugues não utilizados.
Antes de finalizar, há itens importantes dentro dos apartamentos e casas, em geral, que são os alarmes de incêndio. Convém verificar se estão em dia e, se ainda não os tem, recomenda-se a instalação.
Outro detalhe importante é evitar deixar coisas que possam queimar com facilidade fora de casa ou no corredor do prédio para evitar incêndio criminoso.
Se precisar chamar os bombeiros o número de telefone é 119.
Fonte: Tenki