O Ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, ordenou a retirada das unidades militares da margem ocidental do rio Dnipro, incluindo a capital de Kherson, Ucrânia, que Putin anexou unilateralmente.
O comandante das forças russas na região de Kherson, Sergei Surovikin, acatou as ordens na quarta-feira (9) e retirou as tropas pelas margens do Rio Dnipro. A ponte sobre esse rio foi destruída pelo exército ucraniano para cortar a rota de abastecimento dos militares russos.
A chamada operação militar russa na Ucrânia já completa o nono mês. A região de Kherson, incluindo a cidade homônima, é uma das 4 que o presidente Vladimir Putin proclamou incorporação à Rússia.
Em resposta, o exército ucraniano, com o objetivo de retomar o território, reforçou sua ofensiva de reversão e avançou com as tropas em direção à capital da província, Kherson.
Se o exército russo se retirar da estrategicamente importante Kherson, a situação de guerra provavelmente entrará em uma fase séria.
A mídia estatal russa também informou sobre a morte de Kirill Stremousov, nomeado vice-governador de Kherson, em um acidente de carro. Ele foi uma figura importante no ataque russo à Ucrânia.
Fontes: NHK, Aljazeera e Ukrinform