Um grupo da indústria japonês prevê que a produção mundial de computadores e smartphones terá um declínio tanto em 2022 como em 2023. Ao mesmo tempo, fabricantes de chips estão agindo para reduzir seus planos de produção.
A Associação de Eletrônicos e Indústrias da Tecnologia da Informação do Japão (JEITA) diz que a produção global de computadores em 2022 provavelmente equivalerá a cerca de US$230 bilhões, queda de 2% em comparação ao ano passado. Ela prevê que o número diminuirá mais 4% em 2023.
Para smartphones e dispositivos móveis similares, a JEITA vê a produção equivalendo a US$330 bilhões neste ano. Isso representa uma queda de 6% em comparação ao ano passado. Para o próximo ano, ela prevê um declínio de 2%.
A demanda por computadores e smartphones havia aumentado porque muitas pessoas optaram por trabalhar em casa (home office) devido à pandemia, mas essa tendência parece ter terminado.
Uma desaceleração nas economias da China e de outros países é vista como uma outra razão pela qual o mercado está abrandando.
Fonte: NHK