A lei civil de aeronáutica revisada do Japão entra em vigor nesta segunda-feira (5), permitindo o uso de drones além da linha de visão dos pilotos acima de áreas residenciais incluindo distritos urbanos.
A revisão da lei deve levar à utilização plena de drones por uma ampla variedade de indústrias, principalmente as de logística que enfrenta escassez de mão de obra, levando muitas empresas relacionadas a se prepararem para o uso de drones em seus futuros serviços.
Atualmente, drones têm permissão para sobrevoar em áreas urbanas apenas quando operadores podem monitorá-los visualmente.
A lei revisada relaxará esses regulamentos, abrindo caminho para os chamados voos de drone de nível 4 em que operadores sobrevoam os veículos aéreos não tripulados em espaço aéreo acima de áreas urbanas mesmo fora de sua linha visão.
Será exigido que operadores obtenham certificados de aeronaves e qualificações de piloto. Eles também precisarão ter permissões com antecedência sobre medidas de segurança do Ministério da Terra para cada voo de drone.
Em sua maioria, atualmente, os drones são usados para espalhar pesticida e inspecionar infraestrutura.
Como as áreas onde drones têm permissão para sobrevoar serão expandidas para incluir as residenciais, a pequena aeronave deverá ser utilizada para logística e serviços de segurança, assim como fotografia aérea, disseram pessoas com conhecimento do assunto.
De acordo com um relatório de negócios de drones pelo Instituto de Pesquisa Impress, o tamanho do mercado de drones, incluindo serviços e equipamentos, deve expandir para ¥800 bilhões no ano fiscal de 2027.
Fonte: Jiji, Arab News