O Ministério da Saúde do Japão planeja relaxar restrições em funerais de pessoas que morreram após infecção por covid-19 e parar de exigir o uso de sacos para corpos, disseram na quinta-feira (15) fontes com conhecimento do assunto.
Outras mudanças previstas nas diretrizes incluem não pedir mais a familiares que se tornaram contatos próximos do falecido que evitem participar de seus funerais, contanto que medidas antivírus sejam tomadas, disseram as fontes.
A medida ocorre em meio a crescentes pedidos pelo relaxamento de restrições após muitas pessoas não poderem ter um último contato direto com seus entes queridos falecidos ou foram barradas de instalações de cremação pelo medo da disseminação de infecções.
As atuais diretrizes, estabelecidas em julho de 2020, pedem às pessoas que evitem tocar os corpos dos pacientes que morreram de Covid para prevenir infecções, explicando que o risco pode ser minimizado ao mantê-los dentro de um saco plástico transparente.
As orientações também recomendam considerar a situação da infecção quando decidir se funerais serão realizados fisicamente ou online.
O ministério planeja permitir que as pessoas realizem uma cerimônia e funeral para pacientes da covid-19 e não pedir mais que evitem contato com o corpo, mas higienizar as mãos se fizerem isso.
Fonte: Mainichi