Com a chegada do pior frio desta temporada, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anunciou na noite de domingo (18), informações sobre a proeminente nevasca em Fukushima, com risco de interrupções de tráfego em larga escala. E, na manhã de segunda-feira (19) foi feito o mesmo anúncio para a província de Niigata.
De fato, em Hokkaido e em Fukushima ocorreu o fenômeno whiteout – tempo branco com pouca ou quase nada de visibilidade. Em 6 horas de nevasca, o acúmulo na cidade de Uonuma (Niigata) foi de 51 centímetros, até as 7h de segunda-feira.
Especialmente na parte sul da região de Tohoku antes do meio-dia e nas províncias de Hokuriku o fenômeno Japan Sea Polar Air Mass Convergence Zone (JPCZ) ou uma zona de convergência de massa de ar polar sobre as províncias banhadas pelo Mar do Japão, cria uma pesada nuvem de neve em forma de cinturão.
Até as 9h de segunda-feira os acúmulos na província de Fukui foram de 19 e 20cm na capital e em Echizen, respectivamente; 44cm em Suzu (Ishikawa); e de 12 e 26cm em Toyama e Himi (Toyama), respectivamente.
Na cidade de Sado (Niigata), as 3 operadoras – DoCoMo, au e SoftBank – informaram que estão com problema na comunicação por causa da forte neve na segunda-feira.
Não foi diferente na região Chugoku, com acúmulos de 41 e 37 cm em Shobara e Kitahiroshima (Hiroshima); e neve em Tottori e em Shimane.
Até a manhã de terça-feira (20), a previsão da AMJ é de acúmulo de neve de até:
- 80cm em Niigata
- 70cm em Tohoku
- 55cm em Ishikawa, Toyama e Fukui
A AMJ está atenta ao impacto no tráfego devido à nevasca, superfície congelada das vias públicas e pede atenção total à queda de energia e também às avalanches.
A recomendação aos motoristas é de ficarem atentos aos deslizamentos nas estradas, além da paralisação do tráfego. Por isso, pede que fiquem atentos às informações.
Assista ao vídeo da neve na cidade de Miyoshi (Hiroshima).
Fontes: NHK, ANN, Fukui Shimbun, Chugoku Shimbun e Yahoo!