Japão aceitará mais trabalhadores da Ásia Central

O Japão contribuirá para o desenvolvimento sustentável da Ásia Central com ênfase em ‘investimento em pessoas’ e ‘qualidade de crescimento’.

Países na Ásia Central incluem Uzbequistão, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Turcomenistão (banco de imagens)

O governo está visando trazer mais trabalhadores estrangeiros de países da Ásia Central, parcialmente através do “programa de trabalhador com habilidade específica” o qual permite que cidadãos estrangeiros realizem serviços que envolvem trabalho manual.

Publicidade

O ministro de Relações Exteriores, Yoshimasa Hayashi, deve anunciar a política durante uma reunião entre os ministros do Japão e cinco nações do antigo bloco soviético da Ásia Central, em Tóquio, no dia 24 de dezembro.

Acredita-se que a medida seja destinada a encorajar a autossuficiência dos países — Uzbequistão, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Turcomenistão — e conter a Rússia e China, ambas as quais têm forte influência sobre a região.

Hayashi deve dizer que o Japão contribuirá para o desenvolvimento sustentável da Ásia Central com ênfase em “investimento em pessoas” e “qualidade de crescimento”.

O Japão assinou um memorando de cooperação em 2019 com o Uzbequistão em relação à aceitação de recursos humanos, e deve promover discussões com as outras quatro nações para concluir documentos similares.

A Rússia considera a Ásia como sua esfera de influência e vem pressionando a região. Há muitos trabalhadores migrantes da Ásia Central na Rússia, e o dinheiro que eles transferem para seus países natais sustentam as economias dessas nações.

Fonte: Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Nevasca continua em uma faixa do Japão até terça-feira

Publicado em 19 de dezembro de 2022, em Tempo

Foi a primeira vez nesta temporada que a AMJ emitiu alerta de ‘proeminente nevasca’.

Às 6h20 de segunda-feira na cidade de Fukui coberta de neve (Fukui Shimbun)

Com a chegada do pior frio desta temporada, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anunciou na noite de domingo (18), informações sobre a proeminente nevasca em Fukushima, com risco de interrupções de tráfego em larga escala. E, na manhã de segunda-feira (19) foi feito o mesmo anúncio para a província de Niigata.

Publicidade

De fato, em Hokkaido e em Fukushima ocorreu o fenômeno whiteout – tempo branco com pouca ou quase nada de visibilidade. Em 6 horas de nevasca, o acúmulo na cidade de Uonuma (Niigata) foi de 51 centímetros, até as 7h de segunda-feira. 

Especialmente na parte sul da região de Tohoku antes do meio-dia e nas províncias de Hokuriku o fenômeno  Japan Sea Polar Air Mass Convergence Zone (JPCZ) ou uma zona de convergência de massa de ar polar sobre as províncias banhadas pelo Mar do Japão, cria uma pesada nuvem de neve em forma de cinturão. 

Nuvem de neve em formato de cinturão sobre as províncias banhadas pelo Mar do Japão, às 12h15 de segunda-feira (Yahoo!)

Até as 9h de segunda-feira os acúmulos na província de Fukui foram de 19 e 20cm na capital e em Echizen, respectivamente; 44cm em Suzu (Ishikawa); e de 12 e 26cm em Toyama e Himi (Toyama), respectivamente.

Na cidade de Sado (Niigata), as 3 operadoras – DoCoMo, au e SoftBank – informaram que estão com problema na comunicação por causa da forte neve na segunda-feira.  

Não foi diferente na região Chugoku, com acúmulos de 41 e 37 cm em Shobara e Kitahiroshima (Hiroshima); e neve em Tottori e em Shimane.

Cidade de Miyoshi (Hiroshima) na tarde de domingo (Chugoku Shimbun)

Até a manhã de terça-feira (20), a previsão da AMJ é de acúmulo de neve de até:

  • 80cm em Niigata
  • 70cm em Tohoku
  • 55cm em Ishikawa, Toyama e Fukui

A AMJ está atenta ao impacto no tráfego devido à nevasca, superfície congelada das vias públicas e pede atenção total à queda de energia e também às avalanches.   

A recomendação aos motoristas é de ficarem atentos aos deslizamentos nas estradas, além da paralisação do tráfego. Por isso, pede que fiquem atentos às informações. 

Assista ao vídeo da neve na cidade de Miyoshi (Hiroshima).

Fontes: NHK, ANN, Fukui Shimbun, Chugoku Shimbun e Yahoo!

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Uninter - JAPÃO - Educação a distância
Life Card - cartão exclusivo para brasileiros