Nevasca continua em uma faixa do Japão até terça-feira

Foi a primeira vez nesta temporada que a AMJ emitiu alerta de ‘proeminente nevasca’.

Às 6h20 de segunda-feira na cidade de Fukui coberta de neve (Fukui Shimbun)

Com a chegada do pior frio desta temporada, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anunciou na noite de domingo (18), informações sobre a proeminente nevasca em Fukushima, com risco de interrupções de tráfego em larga escala. E, na manhã de segunda-feira (19) foi feito o mesmo anúncio para a província de Niigata.

Publicidade

De fato, em Hokkaido e em Fukushima ocorreu o fenômeno whiteout – tempo branco com pouca ou quase nada de visibilidade. Em 6 horas de nevasca, o acúmulo na cidade de Uonuma (Niigata) foi de 51 centímetros, até as 7h de segunda-feira. 

Especialmente na parte sul da região de Tohoku antes do meio-dia e nas províncias de Hokuriku o fenômeno  Japan Sea Polar Air Mass Convergence Zone (JPCZ) ou uma zona de convergência de massa de ar polar sobre as províncias banhadas pelo Mar do Japão, cria uma pesada nuvem de neve em forma de cinturão. 

Nuvem de neve em formato de cinturão sobre as províncias banhadas pelo Mar do Japão, às 12h15 de segunda-feira (Yahoo!)

Até as 9h de segunda-feira os acúmulos na província de Fukui foram de 19 e 20cm na capital e em Echizen, respectivamente; 44cm em Suzu (Ishikawa); e de 12 e 26cm em Toyama e Himi (Toyama), respectivamente.

Na cidade de Sado (Niigata), as 3 operadoras – DoCoMo, au e SoftBank – informaram que estão com problema na comunicação por causa da forte neve na segunda-feira.  

Não foi diferente na região Chugoku, com acúmulos de 41 e 37 cm em Shobara e Kitahiroshima (Hiroshima); e neve em Tottori e em Shimane.

Cidade de Miyoshi (Hiroshima) na tarde de domingo (Chugoku Shimbun)

Até a manhã de terça-feira (20), a previsão da AMJ é de acúmulo de neve de até:

  • 80cm em Niigata
  • 70cm em Tohoku
  • 55cm em Ishikawa, Toyama e Fukui

A AMJ está atenta ao impacto no tráfego devido à nevasca, superfície congelada das vias públicas e pede atenção total à queda de energia e também às avalanches.   

A recomendação aos motoristas é de ficarem atentos aos deslizamentos nas estradas, além da paralisação do tráfego. Por isso, pede que fiquem atentos às informações. 

Assista ao vídeo da neve na cidade de Miyoshi (Hiroshima).

Fontes: NHK, ANN, Fukui Shimbun, Chugoku Shimbun e Yahoo!

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Corpos encontrados no apartamento do hotel

Publicado em 19 de dezembro de 2022, em Sociedade

Foram encontrados dois cadáveres em um quarto de hotel, por isso foi aberta investigação.

Insígnia da polícia do Japão (NHK)

Pouco depois das 11h de sábado (17), uma funcionária de um hotel em Omiya-ku Miya-machi, cidade de Saitama (província homônima), ligou para o 119 dizendo que “já passou do horário de check out e os hóspedes não respondem”. 

Publicidade

A funcionária informou aos bombeiros e policiais que a porta estava trancada. A polícia entrou no apartamento do hotel, onde encontraram 2 cadáveres. Era um homem na faixa dos 70 e uma mulher na casa dos 30 anos.

Segundo a polícia, o quarto estava trancado e não havia indícios de arrombamento pelo lado de fora.

No local foram encontrados documentos de identificação, os quais podem ser das duas pessoas. Os cadáveres foram encaminhados para exame médico-legal e a polícia se apressa para identificar os corpos e saber da relação deles.

A investigação foi aberta mas supõe-se que os dois tenham cometido suicídio.

Fontes: ANN, NHK e Yomiuri

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!