De acordo com reportagem da NHK, duas montadoras japonesas aumentarão os preços de seus veículos elétricos, visto que elas enfrentam dificuldades em absorver os custos crescentes de matéria-prima.
Os aumentos de preços da Nissan e da Mitsubishi incluem os veículos leves (kei jidosha) elétricos que elas desenvolveram em conjunto e lançaram no início deste ano.
A Nissan está aumentando preço de seu veículo leve elétrico Sakura em 3 a 6 por cento a partir desta quinta-feira (22). Já o seu emblemático Leaf ficará mais caro a partir do próximo mês.
A Mitsubishi aumentará os preços para o seu veículo leve elétrico eK X em cerca de 5 por cento no mês de fevereiro. O mesmo vai para o híbrido plug-in da montadora, o Outlander.
Baterias contam por cerca de um terço do custo de VEs. O valor em alta do lítio e cobalto é um fator principal por trás dos aumentos de preços.
As montadoras tentaram manter os preços baixos, mas aparentemente elas decidiram que agora não têm escolha além de passar certos custos mais altos aos consumidores.
Fonte: NHK