A Toyota Motor anunciou na segunda-feira (26) que tanto a produção quanto as vendas globais dos veículos das duas marcas, incluindo a Lexus, de novembro, superaram os resultados do ano anterior pelo quarto mês consecutivo.
Além da recuperação em relação ao ano anterior, por causa da escassez de peças e semicondutores causada pela pandemia do coronavírus, especialmente no Sudeste Asiático, a sólida demanda centrada na América do Norte impulsionou as vendas gerais. As produções global e internacional tiveram recordes em novembro, segundo a montadora.
A produção global aumentou 1,5% em relação ao ano anterior, para 833.104 unidades, mas a doméstica diminuiu em 3,3% para 266.174 unidades, enquanto a do exterior teve aumento de 3,8% para 566.930 unidades.
A produção doméstica caiu abaixo do nível do ano anterior pela primeira vez em quatro meses, mas as do exterior superaram o nível do ano anterior por sete meses consecutivos.
Em outubro esperava-se que a produção global em novembro fosse de cerca de 800 mil unidades – 250 mil no Japão e 550 mil no exterior – mas superou o planejado.
A venda global aumentou 2,9% para 796.484 unidades, enquanto a doméstica caiu 5,5% em relação ao ano anterior, para 109.985 unidades, ficando abaixo do nível do ano anterior pela primeira vez em três meses. As vendas em seu principal mercado, a América do Norte, cresceram 11%.
A produção e as vendas domésticas foram afetadas pela escassez de oferta de semicondutores.
As exportações tiveram aumento de 1,6% em relação ao ano anterior para 164.212 unidades, superando o ano anterior por quatro meses consecutivos.
Fonte: divulgação