O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky convidou Elon Musk para visitar sua nação arrasada pela guerra e ver com seus próprios olhos os danos causados pela Rússia, após o homem mais rico do mundo ter lançado a ideia de um acordo de paz que ofereceria grandes concessões a Vladimir Putin.
Musk representou um papel importante em restaurar o serviço de internet na Ucrânia após a invasão da Rússia, disse Zelensky em uma conferência do Dealbook do New York Times na quarta-feira (30), dizendo que “a vida foi mantida” graças ao envio de seu sistema de comunicação por satélite Starlink.
Mas um tempo depois, “parece que Musk começou a mudar sua opinião e começamos a ouvir todos os tipos de apelos”, disse Zelensky.
“Eu sempre digo muito abertamente que se você quer entender o que a Rússia fez aqui, venha para a Ucrânia e verá com seus próprios olhos sem quaisquer palavras extras”, disse Zelensky na conferência.
Zelensky estava respondendo a uma pergunta sobre um tuíte que Musk escreveu em outubro expondo uma proposta de paz a qual exigiria que a Ucrânia se mantivesse neutra, concedesse a Crimeia para a Rússia e refizesse eleições em áreas da Ucrânia dominadas pela Rússia.
O presidente ucraniano disse que não sabe se alguém está influenciando o bilionário ou se ele “está fazendo essas escolhas sozinho”.
Fonte: Straits Times