Baleia perdida na Baía de Osaka morreu, segundo especialista

A baleia que apareceu na Baía de Osaka não é vista se movendo desde a noite de quarta-feira. Um especialista se aproximou e disse que está morta.

Baleia apelidada de Yodo-chan não sobreviveu (MBS)

A baleia encontrada perto da foz do rio Yodo, na baía de Osaka, no dia 9, foi apelidada de Yodo-chan pelos habitantes locais, os quais esperavam que ela conseguisse voltar para o seu habitat natural.

Publicidade

Mas, desde a noite de quarta-feira (11) não se moveu mais e não há sinais de respiração.

Yuko Tajima, doutora e pesquisadora sênior do Museu Nacional de Natureza e Ciência disse que “antes de tudo, uma das razões pelas quais ficou enfraquecida é que estava em uma área de água salobra. Achei que estava em um lugar ruim porque as águas do mar e do rio se misturam. Pelo que observei, sua pele está encharcada, o que mostra deterioração”.   

Segundo ela, vendo apenas as imagens, acredita que seja uma baleia cachalote jovem e macho.

Analisa que considerando que já não está respirando, o ambiente onde se encontra e o corpo de lado, “pode ter morrido”.

A equipe de reportagem da emissora MBS visitou a área usando um barco, na quinta-feira (12), acompanhada do pesquisador visitante do Museu Municipal de História Natural de Osaka, Yasunobu Nabeshima.

“Sinto muito, mas posso dizer que está morta”, disse o pesquisador. “As narinas ficam na ponta, mas estão praticamente afundadas porque já não está respirando”, explicou. 

Ele estima que essa baleia já deveria estar enfraquecida quando estava em alto mar, por isso, acabou sendo trazida pela maré.

“Se um especialista confirmar que já está morta, deve ser retirada da água imediatamente”, recomenda. Emendou que “quando o corpo se deteriora, começa a se desfazer, dificultando a retirada. Não se pode desconsiderar uma explosão pelos gases”.

Por outro lado, se deixar essa baleia no local, a carne e o seu óleo, podem se espalhar pela área, servindo de ração para os peixes. Por isso, as pessoas da indústria pesqueira não precisam se preocupar.

Baleia perdida ‘está morta’ disse pesquisador na quinta-feira (MBS)

Fontes: ANN e MBS

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão aprova pagamento pelas mortes de 5 pessoas após vacinações contra Covid

Publicado em 13 de janeiro de 2023, em Sociedade

A mais recente decisão ocorre após as mortes de 5 pessoas com idades entre 36 e 96 anos. O tipo de vacina que elas tomaram não foi revelado.

Houve pessoas que morreram após vacinações contra coronavírus no Japão (ilustrativa/banco de imagens)

O Ministério da Saúde do Japão aprovou pagamentos únicos pelas mortes de 5 pessoas após elas terem recebido vacinações contra coronavírus. O ministério determinou que a relação causal entre as imunizações e as mortes desses indivíduos não pode ser descartada.

Publicidade

A decisão foi tomada pelo ministério na quinta-feira (12) baseada na lei de imunização do país. Tais pagamentos já foram aprovados pelas mortes de 15 pessoas na faixa dos 20 a 90 anos.

A mais recente decisão ocorre após as mortes de 5 pessoas com idades entre 36 e 96 anos. Elas faleceram em decorrência de insuficiência cardíaca, choque hemorrágico e outras causas após serem vacinadas.

Quatro delas teriam comorbidades como pressão alta. O ministério diz que ele não pode negar uma relação causal entre essas mortes e as vacinações, dados os conteúdos de suas certidões de óbito e registros clínicos.

Os tipos de vacinas usadas e o número de doses que essas pessoas tomaram não foram revelados.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!