O Banco Mundial (BM) reduziu suas previsões de crescimento para a maioria dos países e regiões e alertou que novos choques adversos poderiam levar a economia global a uma recessão.
O Produto Interno Bruto (PIB) global provavelmente aumentará 1.7% neste ano, cerca da metade do ritmo previsto em junho, disse na terça-feira (10) a instituição financeira internacional sediada em Washington. Isso seria a terceira pior performance nas últimas três décadas, após contrações de 2009 e 2020.
O banco, que também reduziu suas estimativas de crescimento para 2024, disse que inflação persistente e taxas de juros mais altas são as razões principais. Ele citou, além disso, a invasão da Rússia à Ucrânia e um declínio em investimentos.
“A crise voltada ao desenvolvimento está se intensificando” e os retrocessos à prosperidade global provavelmente persistirão, escreveu o presidente do BM, David Malpass, em um prefácio ao relatório semianual Global Economic Prospects do banco.
Ele disse que o PIB em mercados emergentes e economias em desenvolvimento no fim do próximo ano serão de cerca de 6% abaixo do nível esperado às vésperas da pandemia de covid-19.
Fonte: Bloomberg