Sob a neve de sexta-feira (27), a reportagem da MRC foi até a praia da cidade de Kahoku (Ishikawa), após ter recebido a informação sobre centenas de baiacus mortos na areia.
E esse não foi o primeiro caso ocorrido no litoral do Mar do Japão, pois já foram confirmados em Niigata em 13 de janeiro, uma semana depois em Toyama, mas também em Fukui, Akita, Yamagata e outras províncias.
Nesse local havia pelo menos 500 deles espalhados pela areia. Segundo informações do governo local, foi a primeira vez que se vê esse fenômeno.
As pessoas compartilharam informações nas redes sociais alertando para não recolher os baiacus e levá-los para casa com a finalidade de prepará-lo para comer, já que têm uma toxina mortal.
O que foi encontrado na costa do Mar do Japão é o toado estrelado (hoshi-fugu) é um baiacu da família Tetraodontidae, que costuma habitar os oceanos subtropicais em todo o mundo.
Acredita-se que foram trazidos para o Mar do Japão pela Corrente de Tsushima, segundo análise de um especialista do Aquário Uozu.
“Uma coisa que consigo pensar é que o cardume de toado estrelado, essa variedade de baiacu, por alguma razão, veio e enfraqueceu durante este inverno, quando a temperatura da água caiu. Uma coisa que posso supor é que eles não aguentaram o frio e chegaram a morrer”, explicou Tomoharu Kimura, o especialista.
Fontes: MRO, Gov. Niigata, Tulip TV e MRO