Choque térmico afeta smartphones nesse frio congelante

Veja o que fazer se o seu smartphone foi acometido do choque térmico e como evitá-lo.

Pessoa manuseando um smartphone (FNN)

Não é só o corpo humano que corre risco de choque térmico no inverno, especialmente quando ocorre uma onda de frio como esta, congelante.

Publicidade

Os smartphones podem sofrer avarias quando a temperatura cai bastante, portanto, é importante não carregá-lo exposto ao ar livre.

No inverno se deve evitar carregar o smartphone exposto ao ar livre (NHK)

Nas redes sociais há uma série de posts dizendo que “o smartphone condensou devido à diferença de temperatura” ou “quando acordei de manhã o smartophone tinha uma mensagem de erro”.  

Um fenômeno chamado condensação nada mais é que as gotículas de água que se formam no vidro da janela no inverno. Mudanças bruscas de temperatura fazem com que a umidade contida no ar adira à superfície do smartphone também.  

Nas oficinas de conserto de celulares em Shibuya-ku, Tóquio, há muitos pedidos de reparo devido à condensação no inverno. Em particular, se usá-lo exposto ao frio e decidir conectá-lo para carregar a bateria, junto ao beiral de uma janela, por exemplo, existe o risco da condensação, pela diferença de temperatura, do frio para o calor.

Se ocorrer condensação, as partes metálicas internas poderão corroer devido aos efeitos das impurezas da água, o que pode causar mau funcionamento e, no pior dos casos, os dados podem ser danificados.

É importante evitar mudanças bruscas de temperatura. Por isso, ao sair, a recomendação é guardar o smartphone no bolso ou na bolsa e jamais deixá-lo pendurado ou transportado exposto.

Smartphone e dessecante dentro de um Ziploc (FNN)

Se, porventura, o smartphone foi exposto à baixa temperatura, jamais aqueça-o usando um secador de cabelos.

A melhor coisa a fazer é desligar o smartphone e colocá-lo em um saco plástico do tipo Ziploc junto com um dessecante. Feche e deixe por 1 a 2 horas. Depois disso, pode ligar o smartphone normalmente.

Fontes: NHK e FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão poderá relaxar exigência de máscara em escolas já em março

Publicado em 25 de janeiro de 2023, em Sociedade

Pessoas têm apontado aspectos negativos do uso de máscara, como falta de comunicação entre crianças e efeitos adversos em seus desenvolvimentos.

Diretrizes atuais estabelecem que crianças em escolas devem usar máscara quando estão impossibilitadas de manter distância física suficiente de outros (ilustrativa/banco de imagens)

O Japão está considerando relaxar as exigências de uso de máscara nas escolas do primário, ginásio e algumas outras a partir de março, antes de reclassificar a covid-19 para a categoria 5 sob a lei de controle de doenças infecciosas, disseram fontes do governo na terça-feira (24).

Publicidade

Diretrizes atuais do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia estabelecem que crianças em escolas devem usar máscara quando estão impossibilitadas de manter distância física suficiente de outros.

Entretanto, em meio a prolongadas medidas contra o coronavírus, pessoas têm apontado os aspectos negativos do uso de máscara, como falta de comunicação entre crianças e efeitos adversos em seus desenvolvimentos.

Em 20 de janeiro, o primeiro-ministro Fumio Kishida indicou que o governo planejava, sob a lei de controle de doenças infecciosas, rebaixar a covid-19 nesta primavera da “equivalente à categoria 2”, a qual autoridades podem impor restrições sobre a pessoas, para “categoria 5”, ou o mesmo nível da influenza.

Ele também anunciou intenções de relaxar regulamentos exigindo o uso de máscara em ambientes fechados.

Entretanto, visto que governos locais e outros órgãos precisam de tempo de preparação para a mudança, o governo está considerando esperar até o início de maio a fim de fazer a transição voltada à categoria 5.

Autoridades estão preparadas para decidir já nesta semana sobre a época específica da mudança.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!