Exercícios conjuntos programados entre forças russas e bielorrussas levantaram preocupações em Chernihiv, região no norte da Ucrânia que faz fronteira com Belarus (Bielorrússia).
O Ministério da Defesa de Belarus anunciou que os dois países conduzirão exercícios conjuntos da força aérea no período a partir desta segunda-feira (16) até 1º de fevereiro. A capital de Belarus, Minsk, diz que o exercício é puramente defensivo em natureza.
A Rússia organizou parte de sua invasão à Ucrânia em fevereiro de 2022 a partir de Belarus.
Alguns residentes locais foram vistos abastecendo seus carros em postos de gasolina no caso de precisarem evacuar. Um deles disse que queria ser capaz de ir a um local seguro se Belarus e Rússia iniciarem um ataque.
Outros residentes estavam em casa fazendo os preparativos. Liudmyla Adamenko disse que ela havia evacuado para uma cidade na central da Ucrânia quando a Rússia iniciou sua invasão em fevereiro.
Após saber através da mídia social sobre os exercícios conjuntos planejados, ela começou a se preparar para fugir novamente. Ela fez suas malas e colocou passaportes, roupas de inverno, carregador de smartphone e outros itens necessários.
Fonte: NHK