A montadora japonesa Nissan está fazendo o recall de um combinado de 527.491 unidades (banco de imagens)
A Nissan Motor apresentou junto ao governo japonês na sexta-feira (27) um recall de mais de 520 mil carros, incluindo veículos com emblema da Suzuki, devido a uma falha em um componente no motor elétrico que pode fazer com eles peguem fogo.
Publicidade
A montadora japonesa está fazendo o recall de um combinado de 527.491 unidades de seu veículo esportivo utilitário X-Trail e da minivan Serena, assim como minivans Landy fornecidas para a Suzuki, disse o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo.
A Nissan recebeu um total de 3.963 relatos de problemas causados por um motor elétrico defeituoso no sistema de “parada inativa” dos veículos, um recurso que pode desligar o motor automaticamente quando estiver estacionário.
Houve 5 incidentes em que carros pegaram fogo e 6 casos em que os veículos queimaram parcialmente, disse o ministério.
Dos carros sujeitos ao recall, 277.462 que foram fabricados entre setembro de 2010 e junho de 2017 poderiam potencialmente pegar fogo em um cenário de pior caso, disse ministério.
Nos carros afetados, os rolamentos dentro do motor elétrico não foram fechados propriamente, expondo-os à sujeira e outras substâncias, de acordo com o ministério.
Embora os 250.029 veículos restantes produzidos entre junho de 2012 e junho de 2016 não estejam sob risco de pegar fogo, o motor pode parar, disse.
Fonte: Mainichi