Por volta das 15h30 de segunda-feira (30), começou um incêndio na vegetação rasteira no lado norte do lago Yanaka, no reservatório de Watarase, na divisa entre as províncias de Tochigi e de Gunma, o qual se espalhou para o leste.
As chamas se espalharam rapidamente, transformando em um incêndio gigantesco. Foram enviadas 25 unidades do Corpo de Bombeiros de ambas as províncias para a atividade de combate.
O incêndio só foi extinto à 0h38 de terça-feira (31), mais de 9 horas após a denúncia.
Segundo a polícia e os bombeiros, acredita-se que o fogo tenha se espalhado por mais de um quilômetro, mas como foi em uma direção onde não havia casas, não há informações sobre feridos ou propagação do fogo nas residências.
No local já foram retiradas as restrições à entrada no lago anti-inundação, mas os bombeiros continuaram a jorrar água sobre os restos queimados ao longo das rodovias locais, na manhã de terça-feira.
Os peritos da polícia e dos bombeiros investigam a causa desse incêndio.
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) emitiu alerta de seca, pelo baixo índice de umidade no ar, desde 28 de janeiro, em Tochigi, pedindo à população cuidados no manuseio do fogo.
Fontes: ANN e NHK