Japão considera revisar recomendação sobre uso de máscara em ambientes fechados

A mudança de política sobre regras de uso de máscara pode ocorrer já nesta primavera em conjunto com a reclassificação da Covid.

O governo está considerando relaxar as orientações sobre uso de máscara em ambientes fechados (ilustrativa/banco de imagens)

Três anos após o coronavírus ter chegado ao país, o Japão está considerando revisar sua recomendação sobre uso de máscara em ambientes fechados, disse uma fonte do governo no sábado (14).

Publicidade

A mudança política, a qual recomendaria que apenas pessoas com sintomas usem máscara em ambientes fechados, foi lançada quando o governo discute a reclassificação da covid-19 para o mesmo nível da influenza sazonal.

Em suas medidas anticoronavírus que foram revisadas em maio passado, o governo disse que máscaras não são necessárias em ambientes ao ar livre, desde que as pessoas não estejam conversando, embora muitas continuem a usar o acessório de proteção apesar da mudança.

Segundo as orientações, ainda é recomendado que as pessoas usem máscaras quando estão em ambientes fechados, com exceção em casos onde o distanciamento social acima de 2 metros é garantido e onde praticamente não há conversas.

De acordo com a fonte, o governo está considerando relaxar as orientações sobre uso de máscara em ambientes fechados, visto que ele acredita que quando a covid-19 for rebaixada da classe 2 para a classe 5 sob a lei de doenças infecciosas, medidas anti-infecção também deveriam estar a par com aqueles para patógenos de classe 5.

A mudança de política sobre regras de uso de máscara pode ocorrer já nesta primavera em conjunto com o rebaixamento da reclassificação da Covid, disse a fonte.

Entretanto, especialistas em doenças infecciosas continuam cautelosos sobre uma mudança radical nas regras sobre uso de máscara, dizendo que é melhor usá-las em locais aglomerados ou quando há suspeita de que uma pessoa esteja com coronavírus.

Alguns dizem que acabar com a recomendação sobre uso de máscaras no Japão rapidamente, assim como fizeram os EUA e países europeus, poderia levar a um aumento nas mortes por covid-19, dada a grande população idosa do país.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sardinhas mortas ao longo de quilômetros

Publicado em 16 de janeiro de 2023, em Sociedade

Milhares de sardinhas foram encontradas congeladas e algumas pessoas estão recolhendo para levá-las para casa.

Sardinhas mortas na praia (STV)

Na manhã de domingo (15), os residentes locais viram muitas coisas brilhando na praia e ao se aproximarem encontraram um grande número de sardinhas espalhadas. 

Publicidade

O local é uma praia perto de Ikushina (Gensen Kaien), na cidade de Shari, Okhotsk (Hokkaido).

As sardinhas são grandes, medem entre 15 e 20 centímetros, e estão congeladas por causa do frio. A notícia se espalhou e por isso, muitos moradores as recolheram no domingo e na segunda-feira (16) para levar para casa. 

Esse tipo de peixe foi encontrado ao longo de uma vasta extensão na praia, estimada em quilômetros. 

Mesmo para os residentes locais, esse é um fenômeno raro. “A praia está brilhando e o número é surpreendente”, disse uma pessoa que foi recolher as sardinhas para prepará-las como alimento. 

Mas esse fenômeno não foi o primeiro. No sábado (14), a população local de Oumu (Hokkaido) encontrou o mesmo na costa de Sawaki, a 150 quilômetros de Shari.  

Não se sabe o que causou o aparecimento das sardinhas, mas presume-se que seja por causa da queda da temperatura da água do mar.

Um grande número de sardinhas mortas apareceu na costa da cidade de Wakkanai, no norte de Hokkaido, em janeiro do ano passado.

Milhares de sardinhas espalhadas na praia (STV)

Fontes: JNN, STV e HBC

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!