O Japão está considerando relaxar as exigências de uso de máscara nas escolas do primário, ginásio e algumas outras a partir de março, antes de reclassificar a covid-19 para a categoria 5 sob a lei de controle de doenças infecciosas, disseram fontes do governo na terça-feira (24).
Diretrizes atuais do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia estabelecem que crianças em escolas devem usar máscara quando estão impossibilitadas de manter distância física suficiente de outros.
Entretanto, em meio a prolongadas medidas contra o coronavírus, pessoas têm apontado os aspectos negativos do uso de máscara, como falta de comunicação entre crianças e efeitos adversos em seus desenvolvimentos.
Em 20 de janeiro, o primeiro-ministro Fumio Kishida indicou que o governo planejava, sob a lei de controle de doenças infecciosas, rebaixar a covid-19 nesta primavera da “equivalente à categoria 2”, a qual autoridades podem impor restrições sobre a pessoas, para “categoria 5”, ou o mesmo nível da influenza.
Ele também anunciou intenções de relaxar regulamentos exigindo o uso de máscara em ambientes fechados.
Entretanto, visto que governos locais e outros órgãos precisam de tempo de preparação para a mudança, o governo está considerando esperar até o início de maio a fim de fazer a transição voltada à categoria 5.
Autoridades estão preparadas para decidir já nesta semana sobre a época específica da mudança.
Fonte: Mainichi