O governo do Japão decidiu trabalhar para relaxar medidas anticovid ao recategorizar o coronavírus na mesma classe da influenza sazonal.
O primeiro-ministro Fumio Kishida deve se encontrar com o ministro da Saúde, Katsunobu Kato, e outros nesta sexta-feira (20) e instrui-los a ter um painel de especialistas destinado a estudar medidas necessárias para a reclassificação.
Atualmente, a covid-19 é classificada a um nível quase equivalente à categoria 2, a segunda mais severa no sistema de classificação do Japão para doenças infecciosas.
Medidas rigorosas, incluindo restrições sobre o movimento das pessoas, podem ser impostas para a categoria 2.
Mas à luz do impacto da covid-19 sobre atividade socioeconômica, o governo decidiu na quinta-feira (19) trabalhar para rebaixá-la na categoria 5, a classificação mais inferior, já nesta primavera.
Se a Covid for rebaixada para a categoria 5, mais hospitais podem aceitar pacientes infectados e as pessoas não serão mais encorajadas a limitarem suas atividades.
Pacientes da covid-19 precisarão arcar com certas taxas médicas e de hospitalização se a doença for colocada na nova categoria. Eles não precisam fazer isso enquanto a Covid estiver no equivalente à categoria 2.
Entretanto, algumas autoridades estão pedindo que o governo continue bancando todos os custos independentemente de qualquer reclassificação.
O painel também deve discutir se a atual recomendação para uso de máscara em ambientes fechados será alterada.
Fonte: NHK