Lucile Randon em 2019 (Wikimedia Commons/Gerontology Wiki)
A freira francesa, irmã André, a pessoa mais velha do mundo, morreu na terça-feira (17) aos 118 anos na cidade de Toulon.
Publicidade
O prefeito da cidade, Hubert Falco, anunciou a morte da irmã André no Twitter, escrevendo que “é com imensa tristeza e emoção que eu soube nesta noite sobre a passagem da pessoa mais velha do mundo”.
O porta-voz da freira, David Tavella, disse que ela morreu às 2h de terça-feira (hora local).
Nascida como Lucile Randon em 11 de fevereiro de 1904, a Irmã André dedicou grande parte de sua vida ao serviço religioso, de acordo com uma declaração divulgada pelo Guinness em abril de 2022.
Antes de se tornar uma freira católica, ela tomava conta de crianças durante a 2ª Guerra Mundial e então passou 28 anos cuidando de órfãos e idosos em um hospital.
Ela também foi a freira que mais viveu no mundo, de acordo com o Livro dos Recordes.
Quando completou 118 anos em 2022, a freira recebeu uma mensagem de aniversário escrita à mão de Emmanuel Macron, o 18º presidente no período de sua vida. Também houve 10 papas diferentes presidindo a Igreja Católica desde que ela nasceu.
Ela se tornou a pessoa mais velha do mundo após a morte de Kane Tanaka, uma japonesa anteriormente certificada como tal, que faleceu aos 119 anos em 19 de abril de 2022.
O título de pessoa mais velha do mundo já registrada também pertence a uma francesa. Nascida em 21 de fevereiro de 1875, Jeanne Louise Calment viveu 122 anos e 164 dias, de acordo com a declaração do Guinness.
Fonte: CNN