Pessoa mais velha do mundo, freira francesa, morre aos 118 anos

Nascida como Lucile Randon em 11 de fevereiro de 1904, a Irmã André dedicou grande parte de sua vida ao serviço religioso.

Lucile Randon em 2019 (Wikimedia Commons/Gerontology Wiki)

A freira francesa, irmã André, a pessoa mais velha do mundo, morreu na terça-feira (17) aos 118 anos na cidade de Toulon.

Publicidade

O prefeito da cidade, Hubert Falco, anunciou a morte da irmã André no Twitter, escrevendo que “é com imensa tristeza e emoção que eu soube nesta noite sobre a passagem da pessoa mais velha do mundo”.

O porta-voz da freira, David Tavella, disse que ela morreu às 2h de terça-feira (hora local).

Nascida como Lucile Randon em 11 de fevereiro de 1904, a Irmã André dedicou grande parte de sua vida ao serviço religioso, de acordo com uma declaração divulgada pelo Guinness em abril de 2022.

Antes de se tornar uma freira católica, ela tomava conta de crianças durante a 2ª Guerra Mundial e então passou 28 anos cuidando de órfãos e idosos em um hospital.

Ela também foi a freira que mais viveu no mundo, de acordo com o Livro dos Recordes.

Quando completou 118 anos em 2022, a freira recebeu uma mensagem de aniversário escrita à mão de Emmanuel Macron, o 18º presidente no período de sua vida. Também houve 10 papas diferentes presidindo a Igreja Católica desde que ela nasceu.

Ela se tornou a pessoa mais velha do mundo após a morte de Kane Tanaka, uma japonesa anteriormente certificada como tal, que faleceu aos 119 anos em 19 de abril de 2022.

O título de pessoa mais velha do mundo já registrada também pertence a uma francesa. Nascida em 21 de fevereiro de 1875, Jeanne Louise Calment viveu 122 anos e 164 dias, de acordo com a declaração do Guinness.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Kit de teste simultâneo de covid e influenza: onde comprar, quanto custa e como usar

Publicado em 18 de janeiro de 2023, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Ao apresentar sintomas como febre, dor de garganta, dores no corpo e quiser saber se está com influenza ou coronavírus, compre o kit de teste simultâneo.

Imagem ilustrativa de termômetro que mostra febre (Flickr)

O kit de teste simultâneo, que permite verificar se está infectado com o novo coronavírus e influenza ao mesmo tempo, passou a ser liberado para ser adquirido em farmácias, drogarias e lojas online.  

Publicidade

A NHK preparou um formato em perguntas e respostas para esclarecer todos os detalhes desse produto útil neste inverno, com dupla epidemia

  1. O que é esse kit de teste simultâneo?

Em japonês é 同時検査キット (lê-se douji kensa kit), o qual permite realizar os testes, tanto para verificar se está com o coronavírus ou se é influenza.

Imagem do kit de teste: NHK

Com a dupla epidemia, as instituições médicas estão pedindo aos pacientes com baixo risco de adoecer gravemente que considerem o uso desse kit de teste em casa, a fim de evitar que os ambulatórios de emergência fiquem sobrecarregados.  

Por isso, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) aprovou a venda geral desses kits de teste simultâneo, que antes eram limitados ao uso em instituições médicas.

  1. Onde pode ser adquirido e quanto custa?

Pode ser comprado nas farmácias e drogarias, tanto físicas quanto online. Os preços variam, pois cada fabricante define seu preço. Mas, em geral, se pode encontrar na faixa dos 2,5 a 3 mil ienes a unidade do teste. Se a caixa tiver mais de uma unidade multiplica-se pela quantia.

Eles não são elegíveis para deduções de despesas médicas na declaração do imposto de renda.

  1. Cuidados na hora da compra

Kits de teste aprovados de 3 fabricantes (NHK)

O cuidado a ser tomado é se for comprar online, pois encontrará uma grande variedade de testes, com ressalvas:

  • Há produtos que estão escritos 研究用 (o que significa para pesquisa) na embalagem. Esse tipo de kit não foi aprovado para venda pelo governo porque sua eficácia ainda não foi confirmada
  • Procure pelos kits em cuja embalagem tenha as escritas 体外診断用医薬品 ou 第1類医薬品 

Imagem: NHK

  1. Como usar o kit?

Como no teste do coronavírus, a amostra é retirada da narina com um bastão fininho como um cotonete. Recomenda-se fazê-lo na frente de um espelho, friccionar em círculos na mucosa (5 vezes) na região a 2 centímetros e contar 5 segundos com o “cotonete” na narina.

Depois, irá inserir a parte com o material coletado em um recipiente com um líquido, o qual irá no local indicado que acompanha o kit e fazer o teste. Deve esperar pelo menos 15 segundos para a reação e verificar o resultado final.

Em vermelho resultados positivo para o coronavírus (à esq.) e influenza (meio) e negativo (à dir.) (NHK)

Dependendo de onde sai a linha, você pode ver os resultados positivo ou negativo para a influenza e para o coronavírus.

Se o resultado for positivo para uma dessas infecções, recomenda-se tirar uma foto com o smartphone pois a linha do teste pode desaparecer logo.

  1. O que fazer se testar positivo?

Os ideogramas dos resultados são 陽性 (yosei) ou positivo e 陰性 (insei) ou negativo.

Se testar positivo para o novo coronavírus, deve informar o Centro de Acompanhamento de Saúde (健康フォローアップセンター) instalado em cada cidade.

  • Se os sintomas forem leves deverá fazer quarentena e se recuperar em casa. Jamais saia para não infectar outras pessoas
  • Por outro lado, se os sintomas forem graves, seja do coronavírus ou da influenza, a recomendação é consultar um médico para receber o tratamento adequado. 
  1. Esse teste é eficiente?

Para assegurar a eficiência do teste, a recomendação é fazê-lo depois de 12 horas do início da febre. Caso contrário, o resultado pode dar falso negativo ou falso positivo.

Outro detalhe importante é que esse tipo de teste não deve ser colocado na geladeira para não dar resultado falso. Ele suporta bem a temperatura que varia entre 2 a 30ºC. Portanto, deixe-o em temperatura ambiente.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Uninter - JAPÃO - Educação a distância
Life Card - cartão exclusivo para brasileiros