Kit de teste simultâneo de covid e influenza: onde comprar, quanto custa e como usar

Ao apresentar sintomas como febre, dor de garganta, dores no corpo e quiser saber se está com influenza ou coronavírus, compre o kit de teste simultâneo.

Imagem ilustrativa de termômetro que mostra febre (Flickr)

O kit de teste simultâneo, que permite verificar se está infectado com o novo coronavírus e influenza ao mesmo tempo, passou a ser liberado para ser adquirido em farmácias, drogarias e lojas online.  

Publicidade

A NHK preparou um formato em perguntas e respostas para esclarecer todos os detalhes desse produto útil neste inverno, com dupla epidemia

  1. O que é esse kit de teste simultâneo?

Em japonês é 同時検査キット (lê-se douji kensa kit), o qual permite realizar os testes, tanto para verificar se está com o coronavírus ou se é influenza.

Imagem do kit de teste: NHK

Com a dupla epidemia, as instituições médicas estão pedindo aos pacientes com baixo risco de adoecer gravemente que considerem o uso desse kit de teste em casa, a fim de evitar que os ambulatórios de emergência fiquem sobrecarregados.  

Por isso, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) aprovou a venda geral desses kits de teste simultâneo, que antes eram limitados ao uso em instituições médicas.

  1. Onde pode ser adquirido e quanto custa?

Pode ser comprado nas farmácias e drogarias, tanto físicas quanto online. Os preços variam, pois cada fabricante define seu preço. Mas, em geral, se pode encontrar na faixa dos 2,5 a 3 mil ienes a unidade do teste. Se a caixa tiver mais de uma unidade multiplica-se pela quantia.

Eles não são elegíveis para deduções de despesas médicas na declaração do imposto de renda.

  1. Cuidados na hora da compra

Kits de teste aprovados de 3 fabricantes (NHK)

O cuidado a ser tomado é se for comprar online, pois encontrará uma grande variedade de testes, com ressalvas:

  • Há produtos que estão escritos 研究用 (o que significa para pesquisa) na embalagem. Esse tipo de kit não foi aprovado para venda pelo governo porque sua eficácia ainda não foi confirmada
  • Procure pelos kits em cuja embalagem tenha as escritas 体外診断用医薬品 ou 第1類医薬品 

Imagem: NHK

  1. Como usar o kit?

Como no teste do coronavírus, a amostra é retirada da narina com um bastão fininho como um cotonete. Recomenda-se fazê-lo na frente de um espelho, friccionar em círculos na mucosa (5 vezes) na região a 2 centímetros e contar 5 segundos com o “cotonete” na narina.

Depois, irá inserir a parte com o material coletado em um recipiente com um líquido, o qual irá no local indicado que acompanha o kit e fazer o teste. Deve esperar pelo menos 15 segundos para a reação e verificar o resultado final.

Em vermelho resultados positivo para o coronavírus (à esq.) e influenza (meio) e negativo (à dir.) (NHK)

Dependendo de onde sai a linha, você pode ver os resultados positivo ou negativo para a influenza e para o coronavírus.

Se o resultado for positivo para uma dessas infecções, recomenda-se tirar uma foto com o smartphone pois a linha do teste pode desaparecer logo.

  1. O que fazer se testar positivo?

Os ideogramas dos resultados são 陽性 (yosei) ou positivo e 陰性 (insei) ou negativo.

Se testar positivo para o novo coronavírus, deve informar o Centro de Acompanhamento de Saúde (健康フォローアップセンター) instalado em cada cidade.

  • Se os sintomas forem leves deverá fazer quarentena e se recuperar em casa. Jamais saia para não infectar outras pessoas
  • Por outro lado, se os sintomas forem graves, seja do coronavírus ou da influenza, a recomendação é consultar um médico para receber o tratamento adequado. 
  1. Esse teste é eficiente?

Para assegurar a eficiência do teste, a recomendação é fazê-lo depois de 12 horas do início da febre. Caso contrário, o resultado pode dar falso negativo ou falso positivo.

Outro detalhe importante é que esse tipo de teste não deve ser colocado na geladeira para não dar resultado falso. Ele suporta bem a temperatura que varia entre 2 a 30ºC. Portanto, deixe-o em temperatura ambiente.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Hakone recupera posição como o destino de águas termais mais popular do Japão

Publicado em 18 de janeiro de 2023, em Artigos de Turismo

O ranking para 2023 foi baseado em uma pesquisa de membros do site de viagens Jalan Net no fim de agosto que produziu 13.375 respostas válidas.

Banho nas águas termais em área nas montanhas de Hakone (ilustrativa/banco de imagens)

Hakone, na província de Kanagawa, recuperou sua posição como o resort de águas termais mais popular do Japão após ser inesperadamente perder o posto no ano passado, de acordo com uma pesquisa.

Publicidade

Em 2022, o Kusatsu onsen na província de Gunma superou Hakone em rankings anuais divulgados pelo Jalan Research Center, que é especializado em turismo e atividades de lazer.

Hakone havia mantido o posto por 15 anos.

O ranking para 2023 foi baseado em uma pesquisa de membros do site de viagens Jalan Net no fim de agosto que produziu 13.375 respostas válidas.

Foi pedido aos entrevistados que escolhessem o destino de águas termais que gostariam de visitar novamente a partir de 328 sites a nível nacional. Até 5 repostas múltiplas foram permitidas.

Hakone foi particularmente popular entre pessoas na faixa dos 20 aos 40 anos.

O destino de águas termais foi altamente elogiado pelo seu bom balanço entre ambiente, acessibilidade e rica área verde.

O centro disse que operadores de onsen e outros negócios locais em Hakone desenvolveram estratégias de turismo baseado em questionários que visitantes foram solicitados a responder e oferecem atividades educacionais sobre natureza com tema de sustentabilidade para atrair público.

Veja o ranking dos melhores resort de águas termais em 2023

  1. Hakone (Kanagawa)
  2. Kusatsu (Gunma)
  3. Noboribetsu (Hokkaido)
  4. Dogo (Ehime)
  5. Beppu (Oita)
  6. Kurokawa (Kumamoto)
  7. Arima (Hyogo)
  8. Atami (Shizuoka)
  9. Yufuin (Oita)
  10. Gero (Gifu)
Fonte: Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!