Autoridades da Uganda declararam oficialmente o fim de um recente surto de ebola após 42 dias consecutivos sem novos casos.
Uma declaração formal foi feita durante uma cerimônia transmitida na TV do distrito central de Mubende, o epicentro do surto, na quarta-feira (11).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) um surto de ebola é encerrado se não houver novos casos após 42 dias, que é duas vezes o período de incubação.
“Hoje, 11 de janeiro de 2023, marca 113 dias desde o início do surto de ebola na Uganda”, disse a ministra da Saúde, Jane Ruth Aveng Ocero.
O surto, o 8º na história da Uganda, matou 55 pessoas, disse Aceng Ocero. Houve um total de 153 casos confirmados e 22 prováveis, acrescentou ela.
O vírus ebola é transmissível, mas não tanto quanto algumas outras doenças infecciosas, como a covid-19.
Ele pode se espalhar de pessoa para pessoa através de contato direto com sangue ou outros fluidos corporais como saliva, suor, sêmen ou fezes, ou por meio de objetos contaminados como roupas de cama ou agulhas.
Sintomas do ebola incluem febre, dores e fadiga, os quais podem progredir para diarreia, vômito e sangramento inexplicado.
Fonte: CNN