Apreensões recordes de estimulantes em 2022 pela Alfândega de Nagoia

Uma das drogas ilícitas em alta na sociedade são os estimulantes, tanto que aumentou o contrabando.

Estimulante colorido que lembra carvão ativado apreendido em abril de 2022 (Alfândega de Nagoia via Chunichi)

Segundo informações de quinta-feira (16), a Alfândega de Nagoia (Aichi) as apreensões de drogas ilícitas, principalmente os estimulantes, em 2022 foram as maiores de todos os tempos. 

Publicidade

Se essa quantidade de estimulantes fosse para a sociedade o valor estimado seria de cerca de 1,85 bilhão de ienes.   

O total de casos de contrabando de drogas ilícitas detectados pela Alfândega de Nagoia foi de 68 em 2022, como estimulantes, maconha e outras. Desse total, 25 foram de estimulantes.

Em comparação ao ano de 2021 o total de drogas apreendidas foi 5 vezes maior. 

Os estimulantes vieram principalmente da Europa, América do Norte e Ásia, e a cetamina da Ásia e da Europa. Existe também a possibilidade de que o envolvimento de organizações e grupos marginalizados da sociedade estejam por trás do rápido aumento do contrabando.

Por tipo de contrabando, 47 casos foram por correio internacional, com aumento de 19 casos; e 17 de carga aérea, com aumento de 15 casos. 

Como o número de passageiros aéreos diminuiu devido à disseminação da infecção pelo novo coronavírus, o método de usar o correio internacional aumentou rapidamente nos últimos anos.

Com o relaxamento das medidas de fronteira, a Alfândega de Nagoia tem aumentado a vigilância e a repressão.  

Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar (MHLW), quando se fala em estimulantes, são drogas narcóticas e psicotrópicas como metanfetamina, cetamina, ecstasy (MDMA), heroína, LSD, Ritalina, entre outras. 

Fontes: CBC TV, Chunichi e MHLW

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Governo japonês alerta para não consumir farinha do caroço de nêspera

Publicado em 17 de fevereiro de 2023, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Há alguns anos o governo já fez um alerta e volta a repetir porque falsas recomendações de combate ao câncer continuam nas redes sociais.

Nêspera ou ameixa japonesa (NHK)

Não é porque é procedente da natureza que pode se transformar em medicamento. Nas redes sociais do Japão continua se espalhando que a farinha do caroço de nêspera, fruta também conhecida popularmente como ameixa japonesa, é eficaz contra o câncer

Publicidade

Na quinta-feira (16), o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão (MAFF) fez um apelo para a população para não consumir e explicou que uma das substâncias, a amigdalina, é uma espécie de composto de cianeto. É nociva ao organismo e quando se decompõe no corpo produz ácido cianídrico, sendo que se ingerida em grandes quantidades, pode causar sintomas de intoxicação pelo cianeto como dor de cabeça, tontura e vômitos.  

No entanto, ressaltou que a polpa da nêspera madura pode ser consumida com segurança.

Além disso, o MAFF explicou que é seguro tomar o chá preparado com a folha da nespereira e com o caroço da nêspera triturado, colocando água quente sobre eles, desde que a concentração seja abaixo de um certo nível.

Em relação ao efeito da amigdalina no combate ao câncer, o Instituto Nacional de Inovação Biomédica, Saúde e Nutrição concluiu que não tem eficácia ou melhoria dos sintomas, como resultado de pesquisas clínicas.

Algumas das informações sobre cuidados médicos que se espalham pelas redes sociais não têm base científica para sua eficácia e, mesmo que se digam naturais, contêm substâncias que podem realmente prejudicar a saúde, por isso mesmo os especialistas advertem para ficar atentos. 

Vale lembrar que essa mesma substância, a amigdalina está presente nos demais caroços de outras frutas como damasco, maçã, pêssego e ameixa. 

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!