Pelo menos 150 voos entre Hong Kong e Japão serão cancelados neste mês enquanto o país continua a impor limites no número de aviões que partem do território autônomo no sudeste da China, enquanto operadoras de excursões estão esperando mais cancelamentos nas próximas semanas.
A Cathay Pacific e a HK Express anunciaram na segunda-feira (30) que cada uma delas cancelaria até 15 voos por semana entre 3 de fevereiro e 2 de março para cumprir com as restrições do governo japonês sobre chegadas de Hong Kong.
Os voos afetados incluíram aqueles de e para os aeroportos de Narita, Haneda, Kansai, Chubu, Okinawa e Fukuoka.
O Japão impôs restrições sobre voos que partem de Hong Kong em dezembro do ano passado, embora ele tenha suspendido uma política limitando chegadas do território autônomo, da China continental e Macau para certos aeroportos apenas 10 dias após tê-la introduzido.
O arquipélago japonês se tornou uma das primeiras nações a impor restrições específicas para viajantes da China no mês passado, visto que infecções por covid-19 aumentaram por toda a China continental após o desmantelamento da estratégia zero-Covid de Pequim. Algumas dessas medidas também afetaram Hong Kong.
Pequim suspendeu a emissão de vistos para japoneses em 10 de janeiro em retaliação, mas a medida foi cancelada no domingo (29).
Fonte: China Morning Post