Os militares da África do Sul, vão conduzir exercícios militares conjuntos com as marinhas da Rússia e China, e revelaram as embarcações navais das 3 nações à mídia estrangeira em Richards Bay, no leste do país.
A fragata russa Almirante Gorshkov equipada com o míssil de cruzeiro hipersônico Zircon também foi apresentada, e acredita-se que o objetivo seja apelar à solidariedade dos três países quando se completa um ano da invasão da Ucrânia pela Rússia. Os três querem mostrar o poderio militar e apelar à unidade entre os países amigos.
O exercício tripartido ocorrerá entre quinta-feira (25) a sábado (27), no Oceano Índico, na costa de Durban. O Zircon pode carregar ogiva nuclear e é considerado um míssil extremamente difícil de interceptar porque voa irregularmente a 9 vezes a velocidade do som.
Há fortes vozes dentro do partido governista da África do Sul de que o BRICS, composto da Rússia, Índia, China e Brasil, deve ser desenvolvido em uma relação de cooperação militar.
Os exercícios militares foram criticados na África do Sul, especialmente pelo partido da oposição, como um afastamento do princípio de neutralidade que tem sido a política básica da diplomacia até agora.
O governo dos EUA expressou preocupação com a África do Sul conduzindo exercícios militares com a Rússia e a China quando se completa 1 ano da guerra russa na Ucrânia.
Fontes: NHK e Yomiuri