Sessenta por cento de investidores japoneses na região Ásia-Pacífico entrevistados pela JETRO (Organização de Comércio Externo do Japão) em 2022 disseram que planejam expandir operações no Vietnã dentro dos próximos 2 anos.
A taxa é a maior na ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) e a terceira na Ásia-Pacífico atrás apenas de Índia e Bangladesh.
Uma outra pesquisa da JETRO também revelou que o Vietnã fica atrás apenas dos EUA como destino favorito para investimento por companhias japonesas.
A JETRO disse que a expectativa das empresas de lucros mais altos é baseada na atual expansão de exportação e crescimento em potencial do mercado vietnamita.
Grande parte das empresas de pequeno e médio porte no grupo querem expandir suas atividades na indústria não manufatureira.
Também de acordo com a pesquisa, conduzida em agosto e setembro de 2022, a perspectiva de lucros de negócios no Vietnã no ano se recuperou fortemente após a pandemia de covid-19, especialmente em relação aos setores de produção, consumo e serviços diretos.
Fonte: Vnexpress